Mercedes chega aos 32 anos com festa
(da Redação)
Município integrante das margens do lago de Itaipu, fazendo fronteira com o Paraguai, de forte colonização alemã, Mercedes chega aos 32 anos de emancipação no dia 13 de setembro.
Festejando condignamente. Teremos desfile cívico e shows nacionais com Fernando & Sorocaba e Terceira Dimensão no dia 13, show de João Neto & Frederico no dia 14, Festa Nacional do Costelão Recheado e shows com Everton & Alex e Musical JM no dia 15. Antes, de 7 a 10 de setembro, acontecerá a Feira do Comércio. Mais além, nos dias 18 e 19 de novembro, acontecerá o torneio da pesca à corvina e ao tucunaré.
O município
A formação do pequeno povoado de Mercedes se deu por meio da Empresa Colonizadora Rio Paraná S. A. – Maripá, com sede em Porto Alegre (RS), a qual a partir de 1946 se instalou no município de Toledo e passou, então, a colonizar a chamada Fazenda Britânia. A ocupação do espaço onde hoje se localiza o município de Mercedes ganhou forças no ano de 1952, juntamente com a Vila de General Rondon (atual Marechal Cândido Rondon), ambas pertencentes ao município de Toledo.
Mercedes tem uma área territorial de 201 km2 e está a 415 metros de altitude. Foi desmembrado de Marechal Cândido Rondon (era o antigo distrito de Nova Mercedes).
Planta – e colhe – muita soja, trigo, milho, mandioca. A produção leiteira é farta. No parque industrial, indústrias de laticínios e de amido de mandioca.
É famoso na cidade o Café Colonial, com mais de 60 pratos, entre bolos, pães, doces, cucas, tortas doces e salgadas, strudel, rissoles, bolachas, roscas, frios, embutidos, queijos, chimias, sucos, iogurtes.