Empresa de desenvolvimento de startups chega a Londrina já com 26 empresas para se instalarem na cidade

Empresa de desenvolvimento de startups chega a Londrina já com 26 empresas para se instalarem na cidade
FOTO – Emerson Dias / N.Com

(PREFEITURA DE LONDRINA – David Jônatas)

Foi formalizada no gabinete do prefeito Marcelo Belinati a parceria entre a empresa Rumo.vc e a Sociedade Rural do Paraná (SRP) para a condução dos trabalhos e financiamento da aceleradora da SRP, a GoSRP. Agora as startups de todas as áreas e todo o país, que estão em fase inicial e precisam, nesse estágio de investimento e direcionamento para crescerem e ganharem rentabilidade num período mais curto, podem contar com o suporte e expertise da Rumo.vc.

A empresa já está em operação, vai trazer empreendedores pra Londrina para que invistam na cidade e, organicamente, movimentem a economia local. A Rumo.vc é um Venture Capital, isto é, uma sociedade construída por investidores em capital de risco. Ao final da aceleração, as startups vão poder receber aportes financeiros do Venture Capital, que será utilizado para o desenvolvimento dos negócios.

Com o escritório alocado na Sociedade Rural do Paraná (SRP), o CEO da Rumo.vc, Fernando Berwanger, explica que o empreendedor no início precisa, além de dinheiro pra investir, de conhecimento pra desenvolver o seu negócio, e que muitos acabam patinando nesta fase. “Temos os melhores expertises da área pra mentorar, acompanhar e ajudar as startups na melhor forma de crescimento. Elas vão crescer muito mais rápido e com o menor custo possível”, detalhou.

Hoje são mais de 250 startups ativas em Londrina. E pelo seu Ecossistema de Inovação sólido, recebeu o primeiro HUB de Inteligência Artificial do Brasil. O prefeito Marcelo Belinati destacou a maturidade do Ecossistema e disse que a cidade tem recebido frequentes comitivas de outros Estados que buscam conhecimento na área. “O Ecossistema de Inovação de Londrina é diferenciado e tem atraído lideranças de várias cidades do Paraná e representantes de alguns Estados como Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo”, disse. O prefeito também reiterou que ter uma empresa que potencialize o desenvolvimento de startups na cidade, vai contribuir pra que Londrina seja ainda mais uma referência em empreendedorismo. “Vai gerar mais negócios em todos os setores, além do agro que já somos referência, mas também no sistema educacional e no ramo imobiliário”, afirmou.

A empresa se instalou na cidade recentemente, mas segue buscando captar novas startups. Berwanger revelou que neste momento, a Rumo.vc já está com 26 startups pra iniciar o processo de suporte pela GoSRP, formada por empresas do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e outros Estados. “Se elas não forem daqui, naturalmente vão abrir um escritório em Londrina, investindo na região e no processo de aceleração, cumprindo com o nosso objetivo que também fazer o dinheiro investido girar na cidade, seja na contratação de profissionais ou em investimento de pesquisas”, comentou.

A Sociedade Rural do Paraná, uma das maiores entidades da classe do país, conta com a aceleradora GoSRP, que receberá o suporte da Rumo.vc. O presidente da Entidade, Marcelo El Kadre, disse que outras ações como está estão por vir, dentro do projeto de inovação do agronegócio projetado pela SRP. Junto dele, estava, Renan Salvador, que já foi fruto de um projeto de aceleração de startups. Há poucos anos ele participou de um Hackathon, na própria Sociedade Rural, e hoje, é o diretor de Inovação da Entidade. “As startups precisam beber da fonte que estamos oferecendo. Na Rural, elas vão poder contar com sócios e uma maior articulação, para somar forças. Não é só dinheiro. A gente trouxe essa empresa pra potencializar ainda mais Londrina como uma cidade inovadora para atrair mais empresas”, reforçou.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Alex Canziani, que acompanhou o encontro, destacou o papel da SRP nesse momento que expande as formas da atração de novos investidores. “A Sociedade Rural desenvolve um papel importante na cidade com a Expo que movimenta a economia e o turismo do município. Agora como uma aceleradora de startups, vai ser um grande celeiro de ideias para o Paraná e o Brasil”, declarou. Segundo Canziani a cidade está bem direcionada, com a liderança e o compromisso do prefeito Marcelo Belinati.

Ranking de Inovação

Numa pesquisa da plataforma Bright Cities, Londrina é a segunda do sul e a nona do país no ranking de cidades inteligentes que oferecem serviços urbanos e qualidade de vida. O estudo foi feito com base em municípios com mais de 100 mil habitantes.

Segundo a CEO da Bright Cities, Raquel Cardamone, o objetivo da pesquisa é apresentar diagnósticos e apresentar soluções eficazes para melhorar a eficiência da gestão pública e a assertividade da tomada de decisões, contribuindo para converter municípios de qualquer porte em cidade inteligentes.

Com a chegada dessa empresa que busca dar mais assertividade nos passos iniciais de uma startup, o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, avalia que as novas empresas que vão se firmar em Londrina, vão contribuir pra que a cidade suba cada vez mais no ranking de cidades com base tecnológica e com prospecção de novas oportunidades. “É desenvolvimento econômico na veia e mostra a materialização do nosso Ecossistema de Inovação”, avalia.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.