“Mira la selva!” – e estava nascendo Miraselva

Entre 1948 e 1950 surgiu a ideia de se fundar um patrimônio onde hoje se acha a sede municipal de Miraselva. Nos anos de 1948 a 1950, em virtude das facilidades de acesso de Bela Vista do Paraíso, e Centenário do Sul ás regiões vizinhas, surgiu a idéia de fundação de um povoado, idealizado por um corretor de terras chamado Izac Junqueira, o qual conseguiu das famílias Tonin, Cósimo, Volpato, e Cavalheri parte das terras para o devido loteamento.
A denominação da localidade está relacionada com a exclamação de um dos exploradores da região, de descendência espanhola, que ao se deparar com a floresta imensa disse: “Mira la selva!, que quer dizer, “Olha a Mata!”. Posteriormente, generalizando-se, veio a ser a denominação do núcleo de Miraselva.
O café foi o motivador principal do desbravamento e colonização. Até no Hino de Miraselva isso está registrado:
Gente humilde hospitaleira
Movidos por muita fé
Construíram Miraselva
Com a riqueza do café.
O município foi criado pela lei estadual 4.245, desmembrado de Florestópolis, em 1960, com instalação no dia 11 de novembro de 1961. A comemoração dos 58 anos de instalação acontece no dia 11 de novembro.
O prefeito atual é Celso Rubens Vicente Antiveri.
Produção, religião
O Ipardes informa: Miraselva é um município quase exclusivamente produtor de cana-de-açúcar (1.839 hectares), tendo ainda produções de milho (250 hectares) e soja (400 hectares). Há ainda criações de frango e bovinos. Entre os produtos de origem animal destacam-se os casulos do bicho da seda.
A igreja matriz – paróquia – é a de São José Bento Cottolengo, a padroeira da cidade. Outras igrejas importantes na comunidade são a Congregação Cristã no Brasil e a Igreja Evangél,ica Assembléia de Deus.