Nova Aliança do Ivaí chega aos 58 anos

Nova Aliança do Ivaí é o penúltimo município menos populoso do Paraná, só ganhando de Jardim Olinda. Tem pouco mais de 1.500 habitantes e uma área territorial pequena. Mas o povo é trabalhador. Vá ver a produção de cana-de-açúcar: conforme o Ipardes, são 3.422 hectares plantados com canaviais, além de 275 com mandioca e 114 com laranja, além de criações de bovinos, aves e suínos, produções de leite e casulos do bicho da seda.

Pois esse pequeno, mas batalhador, município, está comemorando 58 anos de instalação, desmembrado que foi de Paraíso do Norte em 1961.

O prefeito atual é Adir schmitz e o padroeiro da cidade é São Benedito. A paróquia é de São Benedito.

Nova Aliança pertence à Comarca de Paranavaí.

História

Em 1947 chegaram as primeiras famílias, e se instalaram onde hoje se situa a sede municipal de Nova Aliança. Deste período nominam-se as famílias de Laurentino dos Santos, Aristeu Alves e Joviano Alves da Cruz.
A comunidade pioneira denominou o povoado em ascensão de Suruquá, por estar localizado às margens de rio com o mesmo nome. Posteriormente o Patrimônio de Suruquá teve denominação alterada para Guaritá, por causa da madeira existente.

O povoado cresceu e se fortaleceu com esta denominação. Pela Lei nº. 33, de 16 de novembro de 1953, foi criado o Distrito Administrativo de Guaritá, com território pertencente ao município de Paranavaí. A nova denominação dada à localidade foi de caráter simbólico, definindo o entusiasmo e união dos primeiros habitantes do município, que pretenderam fazer uma aliança, ou um pacto, em torno do ideal de progresso e bem estar para a comunidade.

Criado através da Lei Estadual nº. 4.245, de 25 de julho de 1960, e instalado em 11 de novembro de 1961, foi desmembrado do município de Paraíso do Norte.

Horta comunitária

Um belo exemplo está sendo dado pela Prefeitura. Uma área com cerca de 5 mil m2, que estava abandonada, foi transformada em Horta Comunitária, que passou a fornecer verduras e legumes frescos, sem agrotóxicos, para as escolas do município e até para famílias carentes. Saem dali mandioca, abóbora, banana, batata-doce, chuchu, cenoura, alface, beterraba…

 Os trabalhos de plantio e cuidados contam com a participação de 3 servidores municipais.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.