Muitas atrações esperam por você em Pato Bragado
Quer festa? Quer alegria? Então vá para Pato Bragado. Talvez o nome possa lhe parecer estranho, mas a cidade recebeu a denominação de um dos lideres da colonizadora Maripá, Willy Barth, em referência a um navio que estava ancorado no Porto Britânia. O Termo “Bragado” remete ao animal que possui cor diferente nas malhas das penas, em relação ao resto do corpo, ou seja, que apresenta mais de uma cor. O navio Pato Bragado possui essa característica, de apresentar a pintura na proa de coloração branca/e preta.
Solucionado esse problema (que é tão simpático, afinal), vamos destacar que Pato Bragado promove anualmente, durante os festejos comemorativos da emancipação do município, em março, a Festa Nacional do Cupim Assado. No Centro de Eventos, este ano foi a 31ª edição, com muita gastronomia, exposição, shows, muita diversão. O prefeito Leomar Rohden (Mano) e o vice Dirceu Andrade informam que foram servidos mais de 5 mil quilos de cupins.
Pato Bragado é uma das cidades paranaenses que realiza anualmente a Oktoberfest. Este ano vai ocorrer a 21ª edição, com desfile, danças típicas, shows com bandas, muito chope, trajes típicos.
Cidade localizada às margens do lago Itaipu, por si só isso já é uma grande atração, por causa das pescarias, esportes náuticos, passeios de barco, praia artificial. O Parque das Águas oferece toda a estrutura para um lazer dos mais aprazíveis, bem como o Porto Britânia. No centro, tem o Lago Municipal.
A Igreja Luterana sempre está promovendo atividades culturais e quermesses.
Mas a comunidade não vive só de festas. Muito pelo contrário. O trabalho é uma virtude dos habitantes, grande parte das pessoas de origem alemã. Por isso, as produções de milho (5.585 hectares), soja (4.530 há), leite, aves, suínos, são expressivas, bem como do novo parque industrial (Ludwig indústria de equipamentos de refrigeração, entreposto da Copagril, unidade da Hiléia Produtos Alimentícios e outras fábricas) e do setor de prestação de serviços. A Acibra – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, fundada em 2016, congrega os empresários.
Rua coberta
Em julho, Pato Bragado deve receber uma outra atração: a rua coberta, obra da Prefeitura. Será ideal para a realização de eventos, na Rua Paranaguá, área central, ao lado da escola municipal, praça, pontos comerciais e igrejas. O engenheiro civil da administração municipal, Johnny Wutzke, explica que a estrutura de concreto, compreendendo pilares e fundação foi finalizada e, no momento, os trabalhos estão centrados na conclusão das instalações elétricas e pluviais, inclusive duas cisternas de 50 mil litros já foram instaladas para captação de água que será utilizada na lavagem e irrigação dos setores públicos. Garante que a estrutura metálica de cobertura está em andamento e contará com telhamento em policarbonato, sendo que o asfalto será substituído por pavimento tipo paver.