Muitas maravilhas em Capanema, município que chega aos 68 anos

O município de Capanema comemora no dia 14 de novembro 68 anos de emancipação, graças à lei estadual de 14 de novembro de 1951, com o desmembramento de Clevelândia. Recentemente, foi inaugurada a última usina hidrelétrica no rio Iguaçu, entre Capanema e Capitão Leonidas Marques, com a área do reservatório (13,5 KM2) abrangendo ainda os municípios de planalto, Realeza e Nova Prata do Iguaçu. Está gerando energia para 1 milhão de pessoas (capacidade de 350,2 MW) e mais de R$ 4 milhões por ano em impostos pela utilização dos recursos hídricos, destinados aos municípios abrangidos pela usina.

Capanema, conforme o Ipardes, produz soja em 16.200 hectares, milho em 9.100, trigo em 3.500, cana-de-açúcar em 80, além de banana, manga, tangerina e uva. Como cultura permanente, o destaque é para a erva-mate.

História

Texto da Prefeitura

O município recebeu este nome em homenagem ao engenheiro Guilherme Schüch, o barão de Capanema, mineiro de Ouro Preto, que atuou na divergência entre Brasil e Argentina na região da Palmas. Em 5 de fevereiro de 1885, por mediação do presidente Stephen Grover Cleveland dos Estados Unidos, a região de conflito entre a Argentina e o Brasil, que perfaz o Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, passou a pertencer definitivamente ao território brasileiro.

Por volta de 1950, surgiram as primeiras correntes imigratórias, predominantemente de origens alemã e italiana, vindas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para o sudoeste paranaense. Naquela época, companhias de colonização vendiam terras sem controle, originando conflitos intensos pela posse das terras.

Atrações

Por sua localização privilegiada, junto ao Parque Nacional do Iguaçu, fazendo fronteira com a Argentina e bem próximo das Cataratas do Iguaçu, Capanema tem muitas atrações para o turismo. As maiores: Ilha do Sol, Passeio Silva Jardim, Passeio rio Santo Antonio  e Trilha da Taquara, além de balneários às margens do rio Iguaçu. E raftings.Tem uma empresa especializada em safári ecológico que vem fazendo muito sucesso. Trata-se da Macuco EcoAventura.

O Passeio Silva Jardim é uma caminhada dentro do Parque Nacional do Iguaçu. No final, aparece o maravilhoso salto do rio Silva Jardim. Na Trilha da Taquara, dá para banhar-se nas águas cristalinas do rio Iguaçu. O passeio rio Santo Antonio é de barco para se conhecer a fronteira entre o Brasil e a Argentina, observando-se toda a fauna e flora existentes. Já na Ilha do Sol, o passeio contempla um local paradisíaco, a mais encantadora ilha do rio Iguaçu.

O município fabrica produtos oriundos da cana-de-açúcar, como melado e açúcar mascavo e a cada 2 anos realiza a tradicional Feira do Melado, criada em 1991.

Produz também orgânicos, cítricos, maracujá, abacaxi.

No território de Capanema está localizada a Ponte Internacional sobre o Rio Santo Antônio, que liga o Brasil pelas rodovias PR-281 e PR-889 à Argentina (município de Comandante Andresito.

A cidade promove todos os anos o Festival de Interpretação de Música. A última edição teve a grande final no dia 17 de agosto, quando houve 30 apresentações, entre infantil, adulto e profissional.Mais de 20 mil reais foram distribuídos em premiações. A animação foi da banda Detroit.

Abertura da estrada do colono

Fechada por determinação judicial desde 2001, a estrada do colono, ligando Capanema a Serranópolis do Iguaçu num trecho de 18 quilômetros passando por dentro do Parque Nacional do Iguaçu, volta ao noticiário. Um deputado federal, Nelsi Vermelho (de Salto do Lontra) está apresentando um projeto criando a categoria de unidade de conservação estrada-parque e a estrada-parque Caminho do Colono, reabrindo-a depois de quase 19 anos.

Ambientalistas, porém, que defendem energicamente o Parque Nacional do Iguaçu, lutam contra isso. Os impactos socioambientais seriam desastrosos: desmatamento e/ou queimada, Invasão / dano a área protegida ou unidade de conservação, Pesca ou caça predatória, Poluição de recurso hídrico, etc.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito atual é Américo Bellé, tendo como vice Milton Kafer. Os vereadores, que integram a 16ª. legislatura, são esses: Airton Marcelo Barth, Valdomiro Brizola, Izolete A. Walker, Edson Wilmsen, Delmar C. Balzan, Sinésio J. Pinheiro, Policial Pontin, Paulo C. Lothermamm e Sergio Ullrich.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.