Na terra dos índios, o Salto Apucaraninha

Tamarana é um município dotado de muitas cachoeiras, serras e belas paisagens. Tanto, que o turismo rural estava crescendo bastante antes da pandemia e, com certeza, voltará a crescer após o coronavírus (aliás, já está crescendo). São várias as pousadas espalhadas pelo território.

Agora, a maior queda d´água é o Salto Apucaraninha, com 116 metros. A grande atração turística está localizada dentro do território indígena Terra Indígena Apucaraninha.

Vivem ali, numa área com 5.627 hectares, 1.752 índios kaingangs. Em 5 aldeias.

Filme

Em 2017 os índios kaingangs lotaram o Cine Teatro Ouro Verde, em Londrina, para assistir a um curta-metragem feito por integrantes das tribo e filmado na reserva.

O filme, “Criança Brincando”, com 15 minutos de duração, fez parte da 19ª. edição do Festival Kinoarte de Cinema. Mostrava (mostra) duas crianças da tribo que vão pescar, depois assam os peixes, comem e voltam para casa.

O curta é de autoria de Jaqueline Kómóg Marcolino e Douglas Nóján Candido. Junto com outros oito indígenas do curso de capacitação audiovisual do Centro de Memória e Cultura Kaingang (CMCK), que fica na reserva, eles buscam registrar e fortalecer a memória da cultura indígena da comunidade.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.