Navegantes chega aos 61 anos com belas praias, Porto, Aeroporto, barcos, pesca, edifícios, santuário
Navegantes é uma das cidades que mais cresce em Santa Catarina, tanto do ponto de vista populacional como econômico. São várias as vertentes desse desenvolvimento: o porto, o aeroporto, a indústria náutica, a indústria pesqueira, o turismo, a indústria da construção civil.
O município está comemorando 61 anos de emancipação política e administrativa. Privilegiada pela natureza, voltada para o mar, ostenta alguns dos mais badalados balneários catarinenses e alguns belos pontos turísticos, como o Farol da Barra. O Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes atrai fiéis durante o ano inteiro. O carnaval, que é famoso, atrai milhares de foliões de várias partes do país.
Com área territorial de 111.461 km2, faz divisas com Penha, Balneário Piçarras, Ilhota, Luiz Alves e Itajaí.
Pesca
Junto com Itajaí e Porto Belo, Navegantes integra o principal pólo da pesca profissional do Estado, sendo responsáveis por 90% dos pescados em Santa Catarina, e por 25% do que é efetivado no Brasil – totalizando cerca de 600 embarcações de barcos industriais.
Além do camarão, os peixes mais capturados são: os cações (15,69 %) e garoupas (7,0) no verão, a corvina (17,63 %) e a tainha (15,94%) no inverno. A pesca da tainha movimenta praticamente todas as comunidades pesqueiras durante os meses de maio a julho.
Aeroporto
O Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder- tem experimentado o aumento de movimentação nos últimos anos, atendendo a toda a região do Vale do Itajaí. Está sob nova concessão do Grupo CCR Aeroportos. Em 2021, nas mãos da Infraero, recebeu a entrega da reforma e ampliação do terminal de passageiros e da nova torre de controle.
A capacidade do terminal é de 3,5 milhões de passageiros. A sala de embarque internacional tem 567 m2 e a de desembarque 1.458 m2. O pátio de aeronaves tem 20.276 m2, com 6 posições de estacionamento de aeronaves comerciais e 4 de aeronaves de asas rotativas. A área comercial dispõe de 2.119 m2.
Porto
A Portonave iniciou operações em outubro de 2007. Como importante diferencial competitivo, o terminal dispõe de uma câmara frigorífica, a Iceport, totalmente automatizada. Atualmente a Portonave possui uma área total de 400 mil m2, sendo cerca de 360 mil m2 de área alfandegada, dividida em 3 berços de atracação, em um cais linear de 900 m com capacidade estática de armazenagem de 30 mil TEUs.
A posição de destaque é assegurada pela infraestrutura do Terminal: 6 Portêineres, 18 Rubber Tyred Gantry (RTGs), 40 Terminal Tractors, 5 empilhadeiras Reach Stacker e 4 empilhadeiras para vazios, 2 scanners e 2.430 tomadas reefers estão entre os diferenciais oferecidos pela Portonave.
Barcos
Santa Catarina se consolidas como o maior polo náutico brasileiro e duas cidades se destacam nessa área: Navegantes e Itajaí. Em Navegantes estão sediados importantes estaleiros, como Indústria Naval Catarinense – INC -, TWB, Navship, DM Boats, Joel Santos. Saem da cidade inclusive catamarãs encomendados pela Petrobrás, barcos, lanchas, iates.
Turismo
Navegantes tem 12 km de praias e orla urbanizada com calçadas e ciclovias, restinga preservada. No Molhe, as ondas atraem os surfistas, em Gravatá proliferam bares e restaurantes.
Perto, na vizinha cidade de Penha, está o Beto Carrero World.