Navegantes chega aos 61 anos com belas praias, Porto, Aeroporto, barcos, pesca, edifícios, santuário

Navegantes chega aos 61 anos com belas praias, Porto, Aeroporto, barcos, pesca, edifícios, santuário
Praia do Gravatá

Navegantes é uma das cidades que mais cresce em Santa Catarina, tanto do ponto de vista populacional como econômico. São várias as vertentes desse desenvolvimento: o porto, o aeroporto, a indústria náutica, a indústria pesqueira, o turismo, a indústria da construção civil.

O município está comemorando 61 anos de emancipação política e administrativa. Privilegiada pela natureza, voltada para o mar, ostenta alguns dos mais badalados balneários catarinenses e alguns belos pontos turísticos, como o Farol da Barra. O Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes atrai fiéis durante o ano inteiro. O carnaval, que é famoso, atrai milhares de foliões de várias partes do país.

Com área territorial de 111.461 km2, faz divisas com Penha, Balneário Piçarras, Ilhota, Luiz Alves e Itajaí.

Pesca

Junto com Itajaí e Porto Belo, Navegantes integra o principal pólo da pesca profissional do Estado, sendo responsáveis por 90% dos pescados em Santa Catarina, e por 25% do que é efetivado no Brasil – totalizando cerca de 600 embarcações de barcos industriais.

Além do camarão, os peixes mais capturados são: os cações (15,69 %) e garoupas (7,0) no verão, a corvina (17,63 %) e a tainha (15,94%) no inverno. A pesca da tainha movimenta praticamente todas as comunidades pesqueiras durante os meses de maio a julho.

Aeroporto

O Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder- tem experimentado o aumento de movimentação nos últimos anos, atendendo a toda a região do Vale do Itajaí. Está sob nova concessão do Grupo CCR Aeroportos. Em 2021, nas mãos da Infraero, recebeu a entrega da reforma e ampliação do terminal de passageiros e da nova torre de controle.

A capacidade do terminal é de 3,5 milhões de passageiros. A sala de embarque internacional tem 567 m2 e a de desembarque 1.458 m2. O pátio de aeronaves tem 20.276 m2, com 6 posições de estacionamento de aeronaves comerciais e 4 de aeronaves de asas rotativas. A área comercial dispõe de 2.119 m2.

Porto

A Portonave iniciou operações em outubro de 2007. Como importante diferencial competitivo, o terminal dispõe de uma câmara frigorífica, a Iceport, totalmente automatizada. Atualmente a Portonave possui uma área total de 400 mil m2, sendo cerca de 360 mil m2 de área alfandegada, dividida em 3 berços de atracação, em um cais linear de 900 m com capacidade estática de armazenagem de 30 mil TEUs.

A posição de destaque é assegurada pela infraestrutura do Terminal: 6 Portêineres, 18 Rubber Tyred Gantry (RTGs), 40 Terminal Tractors, 5 empilhadeiras Reach Stacker e 4 empilhadeiras para vazios, 2 scanners e 2.430 tomadas reefers estão entre os diferenciais oferecidos pela Portonave.

Barcos

Santa Catarina se consolidas como o maior polo náutico brasileiro e duas cidades se destacam nessa área: Navegantes e Itajaí. Em Navegantes estão sediados importantes estaleiros, como Indústria Naval Catarinense – INC -, TWB, Navship, DM Boats, Joel Santos. Saem da cidade inclusive catamarãs encomendados pela Petrobrás, barcos, lanchas, iates.

Turismo

Navegantes tem 12 km de praias e orla urbanizada com calçadas e ciclovias, restinga preservada. No Molhe, as ondas atraem os surfistas, em Gravatá proliferam bares e restaurantes.

Perto, na vizinha cidade de Penha, está o Beto Carrero World.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.