Nem é preciso dizer que Cafeara surgiu com o café. E festeja 64 anos

Cafeara está localizado no Vale do Paranapanema, as águas do grande rio banhando parte da área territorial inundada para a construção de usinas hidrelétricas. O município está comemorando 64 anos de emancipação, fato ocorrido através da Lei Estadual 253 de 26 de novembro de 1954, com o desmembramento de Lupionópolis.  A solenidade de instalação oficial deu-se no dia 19 de novembro de 1955, instalando-se, ao mesmo tempo a sua primeira legislatura, com a posse do Prefeito Municipal e membros da Câmara de Vereadores.

E vai ter festa,meus amigos! Será nos dias 23 e 24 de novembro. No dia 23, às 22 hs, na Quadra Coberta, teremos a apresentação da famosa banda Fonte Luminosa. Vai iluminar os 64 anos. Já no dia 24, no mesmo local, acontecerá a partida da 10ª. Cavalgada de Cafeara.

Uns dias depois, em dezembro, vai haver a festa da padroeira, Santa Luzia. Nos dias 10, 11, 12 e 13, teremos quermesse, almoço, leilão de gado, Missa Solene, muita música.

História

Texto da Prefeitura

A colonização do Município de Cafeara teve início no ano de 1937, através do Dr. Manoel Firmino de Almeida, engenheiro civil, natural da Bahia, que requereu e obteve do Governo do Estado a concessão de 50.000 hectares pertencentes ao patrimônio do Estado. Os trabalhadores de demarcação e levantamento topográfico foram efetuados pelo próprio engenheiro, que deu, ao patrimônio, a denominação de Colônia Zacarias de Góes, uma homenagem ao primeiro Presidente da Província do Paraná,  o ilustre baiano Zacarias de Góes e Vasconcelos. 31.460 hectares deste patrimônio foram demarcados com finalidade de, ali ser formado um povoado, o qual recebeu a denominação de Vila de Guairacá.

No início da década de 40, chegaram os primeiros colonizadores: mineiros, nordestinos, paulistas (descendentes de italianos). O surgimento do povoado contou, nos desbravamento de suas matas, com a fibra e o trabalho incansável de heróicos pioneiros, desbravadores, que enfrentavam os obstáculos naturais de patrimônio em formação.

No dia 02 de Janeiro de 1947, os colonizadores fundaram solenemente o “Cruzeiro”, em frente à capela de Santa Luzia, num sinal de fé e devoção. A 5 de Outubro de 1949, a Vila de Guairacá perde sua denominação, passando a chamar-se Vila de Cafeara, integrando o território Municipal de Lupionópolis.

Com a derrubada das matas, surgiram as serrarias, que como qualquer atividade extrativista, encerraram suas atividades após o desmatamento do Município.

Como o trabalho laborioso e arrojado foram surgindo os cafezais que trouxeram a prosperidade e o progresso.

Produção

Cafeara integra a Comarca de Centenário do Sul. Em sua área territorial de 184,903 km2, planta-se, conforme o Ipardes, cana-de-açúcar em 5.205 hectares, milho em 2.359, soja em 2.660. O café ainda dispõe de 40 hectares. As criações mais importantes são de aves e bovinos. A produção leiteira é expressiva.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito é Oscimar José Sperandio, sendo vice José Antonio Tomadon. Os vereadores: Isaac Maia Lemes, Sebastião Benedito Pereira, Darcio Gianelo Guastala, Eslevanio José dos Santos, Edson Pascoal Fabrin, Claudio José Borges Pires, Jairo Antonio Pereira, Elton Fabio Lazarett e Rafael Souza Bega.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.