Nos 80 anos de Apucarana, Raça Negra e a prova pedestre “28 de Janeiro”

(da Redação)
O dia 28 de Janeiro vai marcar a passagem dos 80 anos de emancipação de Apucarana, a “Cidade Alta” do Paraná. Vai ter uma extensa programação festiva, destacando-se o show do Raça Negra.
Outra grande – e tradicional – atração será a Prova pedestre 28 de Janeiro. Cerca de 1.700 atletas já haviam feito suas inscrições para a 61ª. prova. Para atletas masculinos e femininos, os percursos principais serão de 10 e 5 quilômetros. As maiores premiações serão para essas provas principais, com o prêmio principal chegando aos R$ 10.000,00
Haverá também outros circuitos: Vinteoitinha para sub 7 e sub 9, sub 11 e sub 13, sub 15, sub 17. A promoção é da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes.
História
(Prefeitura de Apucarana)
A Prova Pedestre XXVIII de Janeiro, uma das grandes atrações do aniversário de Apucarana e do pedestrianismo brasileiro foi criada pelo Engenheiro Osvaldo Otávio Pereira em 1961. A primeira competição foi realizada um ano depois em 1962, com a vitória do goiano Benedito Firmino do Amaral. Naquela época a corrida era realizada apenas pelo naipe masculino. A competição é uma das mais tradicionais do Brasil. Inicialmente, era disputada todos os anos no dia 01 de maio, posteriormente passou a ser realizada no dia do aniversário de Apucarana, sendo denominada Prova Pedestre XXVIII de Janeiro. Em 1968 a competição foi oficializada pela Federação Desportiva Paranaense, 10 anos mais tarde teve início a participação das mulheres nas competições, a primeira atleta campeã foi a paranaense Eva Batista Dias em 1978. No ano de 2004 a Prova foi oficializada pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAT. Grandes atletas internacionais já participaram da Prova Pedestre, entre os quais: Quenianos, Franceses, Uruguaios, Argentinos, Etíopes, Angolanos, Paraguaios, Tanzanianos. A Prova Pedestre está entre as dez mais antigas do País.