Outubro Rosa, uma campanha para evitar o câncer de mama
(da Redação)
Estamos no mês de Outubro, quando é realizada a campanha Outubro Rosa, visando alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A mobilização visa também a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Diversas instituições e todas as Prefeituras aderem à campanha, tentando encorajar mulheres a realizarem seus exames, visto que nos estágios iniciais a doença é fácil de ser combatida.
Dados estatísticos comprovam que diagnosticar o câncer precocemente tem 95% de cura. A mamografia é necessária para o rastreamento da doença.
História
O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.
O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.
A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.
A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.