O Paraná faz festas com uvas e vinhos

O Paraná faz festas com uvas e vinhos
Vinícola em Mariópolis – FOTO AEN

Começou no dia 17 mais uma edição da Feira da Uva, realizada pela Prefeitura de Londrina por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Das 9h às 18h,de 2ª. a 6ª. até 31 de janeiro, serão comercializadas uvas da variedade Niágara no estacionamento da Prefeitura (Rua Otávio ZanetiA Feira da Uva é uma iniciativa do Projeto Feira de Produtos de Época, desenvolvido pela Diretoria de Abastecimento da SMAA em prol da agricultura familiar.

O produtor Edson Salton já participou de edições anteriores da Feira da Uva e irá retornar este ano. O quilo da fruta será vendido a R$ 13. Da Chácara Uva Vida Digna, localizada no Recanto Fazenda Nata (zona leste), Salton utiliza o método agroecológico, que reduz o uso de agrotóxicos visando a sustentabilidade.

Em todas as cidades

A uva faz a festa em muitas cidades do Paraná. Destaque para Marialva, a Capital da Uva Fina, produzindo uvas finas de mesa Rubi, Itália, Benitaka, Brasil (sem sementes). Um monumento de um cacho de uva, com 20 metros de altura, é fotografado dezenas de vezes por dia.

Em Ponta Grossa deverá ser realizada a 39ª Festa da Uva – Fesuva – em janeiro. Em janeiro de 2021 foram comercializadas em 20 estandes cerca de 40 toneladas de uva.

No bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, serás realizada em fevereiro a 63ª. edição da Festa da Uva, com shows, Santa Missa em italiano, danças folclóricas, pratos típicos. Tudo isso no Bosque São Cristóvão.

Outras festas devem ser realizadas em Mariópolis, Salgado Filho,Rosário do Ivaí, Bituruna. Em Colombo deverá acontecer a 56ª. Festa no Parque da Uva, em Fevereiro, com atrações musicais, comida típica, produtos coloniais, feira agrícola, artesanato, exposição e vendas de uvas, vinhos, sucos, geléias e conservas.

Vinhos

Em 2020, o primeiro lugar na categoria de vinhos Cabernet Sauvignon da Grande Prova de Vinhos do Brasil teve dois vencedores. As vinícolas Franco Italiano e Araucária dividiram a primeira colocação. O resultado ilustra como o Paraná, apesar de produzir apenas 1% dos vinhos brasileiros, tem feito as bebidas de melhor qualidade em todo o território nacional.

Vinhos, espumantes, sucos, da melhor qualidade (com premiações internacionais) saem de muitas Vinícolas paranaenses, como a Araucária em São José dos Pinhais, Família Fardo em Campina Grande do Sul, Legado em Campo Largo, Dezem em Toledo, Campo Largo em Campo Largo, RH em Mariópolis, Durigan em Curitiba, LaDorni em Bandeirantes, Casa Carnasciali em Apucarana, Gasparin em Colombo, Franco Italiano em Colombo, Sauler em Bituruna, Di Sandi em Bituruna, Família Galioto em Mariópolis

São José dos Pinhais tem uma grande atração, que é o “Caminho do Vinho”. No roteiro, restaurantes e muito vinho, sucos, grapa, produtos coloniais, produtos agrícolas.

Os anos de 2019 e 2020 foram especiais para a vinícola Franco Italiano. Um de seus rótulos, o Paradigma Roto Cabernet Sauvignon, ficou com a medalha de bronze do Decanter World Wine Awards, concurso ocorrido em Londres e que premiou os melhores vinhos do mundo.

Em 2019, um dos espumantes feitos pela vinícola ganhou o Sabre de Ouro do Espumante Brasileiro, num concurso nacional de vinhos e espumantes que acontece a cada dois anos, promovido pela Associação Brasileira de Enologia. O Cuvée Extra Brut ganhou a nota mais alta pelo método champenoise, que é o mesmo método utilizado para produzir champagnes na França.

A Vinícola RH teve, recentemente, 2 produtos sendo premiados no Rio de Janeiro. Em outubro, o espumante Brut Branco conquistou 93 pontos no Grande Prêmio Vinhos do Brasil, a maior prova às cegas de vinhos nacionais disponíveis no mercado, e bateu o grande campeão, o chamado duplo-ouro.

Performance semelhante ao espumante Extra-Brut Branco da RH, que também terminou em primeiro lugar, mas com 92 pontos. Títulos que se juntam na estante da vinícola à medalha de prata de 2015 e à medalha de ouro de 2017.

A empresa começou a colher em 2008 as uvas Chardonnay. Os 600 quilos de uva da primeira colheita, em 2011, saltaram para 18 mil quilos em 2020. A capacidade atual é para até 25 mil litros de espumante, mas o projeto contempla a ampliação para 50 mil litros. Atualmente são 13 mil garrafas por ano envasadas na vinícola, que ganham os mais diversos pontos do Paraná e do Brasil.

Vinícola em Toledo
Uva Rubi sem semente de Marialva
Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.