Pacu, leitão, costelão: tudo é festa em Icaraíma

Depois de 3 dias dedicados à pesca ao Pacu, que chegou este ano (dias 5, 6 e 7 de abril) à 28ª. edição, Icaraíma volta-se agora para a XII Festa do Leitão e XI Festa do Costelão. Será dia 5 de maio na Praça da Bíblia, com renda para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Haverá um grande bingo, com prêmios valiosos em dinheiro (o primeiro prêmio será no valor de R$ 10.000,00).

Localizado no extremo noroeste do Paraná, Icaraíma faz divisa com o Mato Grosso do Sul (Naviraí) e tem 3 portos fluviais, sendo um no rio Paraná e dois no rio Ivaí. Em Porto Camargo, tem uma boa atração, que é o balneário de água doce. O local permite passeios de barco e a prática de esportes náuticos. Os visitantes chegam também por causa das belezas naturais e da culinária.Ali são realizadas anualmente as pescas ao Pacu.

Icaraíma integra ainda o maravilhoso Parque Nacional de Ilha Grande. São 78.875 hectares de Parque  inseridos no complexo ecossistema que integra o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná. Ele foi criado em 1997, a partir de um projeto do Instituto Ambiental do Paraná, desenvolvido pelo IBAMA e pelos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal para a Conservação do Rio Paraná e Áreas de Influência (CORIPA).

A região é caracterizada pela existência de sítios históricos e arqueológicos de excepcional relevância para a compreensão da ocupação humana no sul do Continente Americano, incluindo-se as áreas de ocupação dos índios Xetá e cidades jesuíticas (índios Guarani). O nome da unidade foi escolhido levando em consideração o mais significativo acidente geográfico da região, no caso a Ilha Grande ou Ilha Sete Quedas. É o último trecho livre de represamento do Rio Paraná e apresenta um cenário dominado por lagos, lagoas, várzea continental e cerca de 180 ilhas e ilhotas, entre as quais Pacú, Peruzzi, Gaivotas, Tucano, Pavão, Capivara, São Francisco, Saraiva, Volta Redonda, Isabel, Bandeirantes, Ilha Joel, Major Valença e a própria Ilha Grande, com cerca de 120 km de comprimento e tendo em seu trecho mais largo, 10 km. Nessas ilhas é possível observar uma rica biodiversidade. As lagoas também apresentam grande atratividade, como a Lagoa Xambrê, que é a maior lagoa marginal do estado do Paraná. Possui 5 mil metros de extensão por 3 mil metros de largura, sendo formada praticamente em toda a sua extensão por pântanos entre as águas, o que a faz tornar-se parecida com o pantanal do Mato Grosso do Sul. As suas margens são constituídas pelo arenito Caiuá e a lagoa desempenha um papel importante para a manutenção das espécies de peixes do Rio Paraná. É possível utilizar caiaques, pedalinhos para apreciar a beleza natural dessa lagoa.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.