Paraíso do Norte já foi um inferno verde, hoje é uma das maravilhas do Noroeste
Paraíso do Norte pode orgulhar-se do empreendedorismo da sua gente. A começar pelo desbravamento, pois a região antigamente foi conhecida como “Inferno Verde”. E, nos tempos atuais, foi ali que surgiu uma grande cooperativa, que é a Coopcana, foi ali que nasceu uma faculdade, foi ali que ocorreu uma história de ressurgimento após a terrível “geada negra” que acabou com os cafezais do Norte do Paraná.
Pois essa cidade, esse município, está comemorando 64 anos de emancipação, o que aconteceu pela lei 253/54 de 2/12/54 e instalação no dia 27 de novembro de 1955. Na mesma data, era empossado o primeiro prefeito, Pedro Stocchero.
História
Texto da Prefeitura
O primeiro nome da cidade de Paraíso do Norte, foi uma brincadeira, porque na realidade quando trabalhavam aqui no sertão, na abertura das Glebas, levaram uma vida muito difícil, passaram por todos os problemas de fome, de sede, cobras, mosquitos, carrapatos, tinha toda espécie de feras e animais do mato.
Também dava feridas bravas, malária, então diziam os topógrafos que parecia um inferno. Quando iam para Londrina no escritório, o contato com os engenheiros que la trabalhavam denominavam aqui de “Inferno Verde”. E ao fazer o mapa da cidade o engenheiro que desenhou a planta da cidade colocou o nome de “Inferno Verde” pensando que fosse verdade.
E o Sr. Leôncio foi feliz ao levar o mapa para sua esposa, dizendo que ia fazer uma cidade aqui com o nome de “Inferno Verde”. Dona Lazarina pensou um pouco e contestou que o nome para o futuro iria ser prejudicial ao destino da cidade. Então sugeriu que de “Inferno Verde” passasse para Paraíso do Norte; que o Engenheiro desenhista de acordo com a orientação do Sr. Leôncio mudou o nome.
As terras pertenciam ao município e comarca de Mandaguari. Com a criação do Município de Paranavaí passamos a pertencer a este, tendo sido criada uma subprefeitura (funcionava na casa onde reside o Sr. José Garcia Soller – o subprefeito era o Sr. Roque Soares Camargo – Tínhamos dois vereadores a câmara de Paranavaí, o Dr. Bernardo Brunstein e o Sr. Alcides Franco de Godoy. O prefeito era o Dr. José Vaz de Carvalho que fora indicado por Paraíso do Norte. Possuímos vários políticos influentes em Paranavaí e no Governo do Estado, destacando o Sr. Pedro Stocchero, Sr. Lazaro Figueiredo Vieira no partido do PSD, Leôncio de Oliveira Cunha na Arena, o Sr. Alcides Franco de Godoy no PTB e o Sr. José Furtado de Resende no PR.
Produção
Conforme o Ipardes, na área territorial de Paraíso do Norte, de 204,164 km2, são plantados 7.482 hectares de cana-de-açúcar, 2.245 de milho, 3.566 de soja, 432 de mandioca, 60 de laranja, 12 de borracha (látex). As criações mais importantes, pela ordem, são de bovinos, aves e suínos.
O setor industrial é impulsionado pelas atividades da Coopcana, com usina de açúcar e álcool na vizinha São Carlos do Ivaí. Ela foi fundada em Paraiso do Norte, no dia 22 de setembro de 1979 e tem escritório central na cidade. Com uma produção de 1.820.000 toneladas de cana, destila 140 milhões de litros de álcool (anidro, carburante, hidratado) e tem capacidade para uma prodção de 15.000 sacas/dia de açúcar.
Em Paraíso do Norte, está situada a AgroCana, condomínio de produtores rurais de cana-de-açúcar.
No parque industrial, tem uma grande indústria de arroz, uma importante unidade industrial da cooperativa Cocamar, indústria de madeiras, frigorífico de frangos. O frigorífico, Gonçalves e Tortola S.A., foi uma das mais recentes plantas industriais do Brasil habilitadas a exportar carne de frango para a China.
UniBF
A UniBF, fundada em Paraíso do Norte em 2005, é um projeto que começou no mandato do Prefeito Dr. José Sebastião Marinelo, envolvendo educadores e profissionais liberais obstinados e dispostos a trabalhar e lutar pelo ideal de implementar na cidade e região uma instituição de Ensino com qualidade e que pudesse proporcionar oportunidades para a população regional. Começou como Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte e tem cursos de graduação, pós graduação e extensão.
Atrações
Paraíso do Norte é banhado pelas águas do rio Ivaí e isso é uma grande atração, pois garante pescarias e esportes náuticos. Mas a cidade tem outras atrações, como o Bosque Municipal, a Estação Ecológica Décio Canabrava, a igreja matriz de Nossa Senhora Aparecida (padroeira da cidade).
Todos os anos, é realizado na localidade um fstival de rock independente.
O prato típico é a leitoa desossada a pururuca.
Turismo
Há um movimento na região visando estimular o turismo tanto em Paraíso do Norte como nas cidades vizinhas de Japurá, Rondon, São Tomé, Nova Aliança do Ivaí, Mirador, São Carlos do Ivaí, São Manoel. Seria formado um consórcio intermunicipal.
Prefeito, vice, vereadores
O prefeito atual é Laercio de Freitas, sendo vice Mariza Aparecida Murigi Regiani. Os vereadores são estes: Clayton do Nascimento Sanitá, Edson Martins de Alencar, Fernando Marinelo, Igor Tuler Forlani,João Palo Carderelli, José Carlos Pereira, Maria Aparecida de Aguiar, Rosicléia Eunice Brazil Rodrigues e Waldeir Fernandes Moreira.