Sabaudia, que atrai fábricas de móveis, Comemora 64 anos de emancipação

Tem uma cidade na Itália, muito bonita, que se chama Sabaudia. E tem outra, progressista, no Paraná, que está comemorando 64 anos de emancipação política e administrativa. “Encostada” com Arapongas, ela tem conseguido atrair para o seu parque industrial muitas unidades do pólo moveleiro araponguense e, com isso, gerar empregos  e divisas.

Os 64 anos serão comemorados entre os dias 21 a 26 de novembro. Haverá barracas de comidas típicas e shows todos os dias na Praça da Bandeira. Estarão se apresentando artistas de renome nacional. Serão celebrados cultos e missas.

O município foi criado pela lei 253 de 26 de novembro de 1954 e a instalação ocorreu um ano depois, no dia 26 de novembro de 1955.

A influência italiana, ali, foi tão grande que o povoado chamava-se Nova Itália e, depois, que o nome do novo município fosse em homenagem à cidade italiana.

História

Texto da Prefeitura

A partir do ano do Centenário da Independência – 1922, o Governo do Presidente Artur Bernardes promovia gestões para técnicos ingleses virem ao Brasil estudar sua situação financeira, econômica e comercial com vistas, de um lado, à consolidação de nossa dívida com a Inglaterra, e de outro, à reformulação do nosso sistema tributário.

Foi assim que chegou ao Brasil, uma missão inglesa que trazia entre seus membros Lorde Lovat, diretor da Sudan Cotton Plantations Syndicate, assessor para assuntos da agricultura e florestamento.

Conhecendo o solo de boa qualidade, de tão conhecida terra, e os anseios de imigrantes europeus que aqui chegaram ávidos em produzir boas colheitas, a Companhia adquiriu entre os anos de 1925 a 1927 do Governo Estadual, um total de 515.00 alqueires de terras fertilíssimas, cobertas de mata.
A grande gleba recebeu o nome de Pirapó-Bandeirantes e foi dividida em pequenos lotes (minifúndios) no sentido leste-oeste.

Para atrair compradores, principalmente os imigrantes, que são a base da formação de nossa população, a Companhia procurou denominar as cidades e povoados com nomes ligados à Europa, como por exemplo Londrina que vem de Londres, capital inglesa, Rolândia de origem alemã, e nossa região recebeu o nome de Nova Itália. Foi do povoado de Nova Itália que surgiu Sabáudia que também é um nome de origem italiana.

Apesar da origem do nome ser italiano, observamos que tivemos compradores de lotes em nosso município, das mais diferentes nacionalidades como espanhóis, poloneses, austríacos, alemães e outros.
Os primeiros lotes a serem vendidos em nosso município, pertencem hoje por seqüência à Gleba Orli, Gleba Bandeirantes, Gleba Pau D’Alho e Gleba Paranaguá.

Nos quais surgiram as vilas e povoados: Povoado Pau D´Alho, Vila Coelho, Vila Vitória, Vila Progresso e Sussui.

A emancipação política do município, se deu ao atingir certa estrutura econômica e populacional. A idéia ganhou força com os grupos de pioneiros, os quais organizaram em reunião com a Câmara de Arapongas o pedido de emancipação e levaram ao Governo de Estado. E, através da Assembléia Legislativa, houve a emancipação em 26 de Novembro de 1954.

Produção

O parque industrial sabaudiense, apesar de recente, tem se expandido bastante, muito em função – como foi dito – de instalações de indústrias moveleiras. Mas há fábricas de embalagens, papelão ondulado, mármores, insumos para rações animais, cogumelos orgânicos, construções, madeiras.

Já na agropecuária, conforme dados do Ipardes, em seus 191,523 km2 Sabáudia planta milho em 6.350 hectares, soja em 9.200, trigo em 2.200, laranja em 140, café em 76. As criações mais importantes, pela ordem, são de aves, bovinos e suínos. As produções de leite e ovos de galinha são das mais expressivas.

Expotécnica

Sabáudia realiza todos os anos a Expotécnica, para difundir novas tecnologias ao setor da agricultura familiar. Este ano aconteceu a 26ª. edição entre os dias 3 e 5 de julho. Cerca de 4.000 pessoas participaram no Sítio São José, propriedade de Cláudio d´Agostini. Houve demonstrações de máquinas agrícolas, rodada de negócios, visita a unidades didáticas que mostram novas práticas de cultivo e variedades. A promoção é da Emater e Associação dos Agricultores e Empreendedores Rurais e Familiares de Sabáudia – AAERFAS.

O manejo Integrado do solo  e da água, a cobertura de solo, o consórcio milho safrinha e brachiaria, o controle da formiga cortadeira, olericultura, a produção orgânica, mandioca, café e leite são alguns dos temas da feira.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito atual chama-se Edson Hugo Manueira, sendo vice Agnaldo Luciano Valderrama. Os vereadores são: Luis Donizeti de Melo, Moisés Soares Ribeiro, Mauro João Schiavo, Javam de Castro Rodrigues, Israel Aparecido Jesus, José Aparecido de Souza, Marcos Benassi de Mello, Sidnei da Silva e Vera Helena P. Mendes.

Atrações

Além de belas paisagens rurais, das inúmeras plantações, Sabaudia  dispõe de vários templos religiosos e da Igreja Matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus. Outras atrações são a Casa de Cultura com palco, sala para som auditório para 160 pessoas, a Praça da Bandeira e o Molipark – parque aquático com pesqueiro, piscinas, chalés, capacidade para receber 2.000 pessoas por dia.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.