Paula Freitas das melancias, da erva-mate, da soja, dos coelhos e do campus de pesquisas geofísicas

Em 29 de novembro de 1963, foi criado o Município de Paula Freitas, sendo instalado em  08 de dezembro de 1964, conforme Lei Estadual n.º 4788, desmembrado de União da Vitória. Portanto, estão sendo comemorados 55 anos de emancipação política e administrativa. Para comemorar, vai ter a 1ª. Copa de Vôlei de Areia, com duplas mistas na quadra anexa ao Ginásio, o 18º Baile do Chopp dia 9 com animação de Os Montanari a ter lugar no novo Parque de Eventos do Parque Guairacá e a 1ª. Exposição de Artesanato Municipal dia 6 no Centro Comunitário.

O município é grande produtor de soja, erva-mate, trigo, milho, fumo, mas faz festa mesmo é pela melancia. Sempre em Fevereiro acontece as Festas da Melancia, que neste ano chegou à 28ª. edição, com shows e os concursos da Maior Melancia e Maior Comedor de Melancia. Conforme o Ipardes, o município, que tem uma área de 425,546 km2, planta soja em 11.700 hectares, milho em 1.250, fumo em 649, trigo em 930, melancia em 150, mandioca em 300, batata-inglesa em 560, feijão em 1.800, erva-mate em 2.840. Destaque ali é a criação de coelhos, além de aves, suínos e bovinos. A produção leiteira também é expressiva.

O município de Paula Freitas está próximo ao epicentro da maior e mais importante anomalia magnética da Terra, que influi em toda a ionosfera desde a Cordilheira dos Andes até a África do Sul, no sentido Oeste-Leste, e no sentido Norte-Sul, em praticamente toda a América do Sul. Para melhor estudar os fenômenos decorrentes da AMAS (Anomalia Magnética do Atlântico Sul), foi instalado na cidade o Laboratório de Pesquisas em Geomagnetismo do Instituto de Aeronáutica e Espaço conveniado à UNIBEM, chamado Campus de Pesquisas Geofísicas Major Edsel de Freitas Coutinho. A finalidade principal do campus de pesquisas é o estudar as consequências da AMAS em âmbito regional e global. O local é mantido pelas Faculdades Integradas ‘Espírita’, UNIBEM em parceria com o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, Instituto de Aeronáutica e Espaço e por outros centros de pesquisa que estudam a Geofísica da região.

História

Texto da Prefeitura

No final do século XIX, a região era conhecida por “Estácios”, devido a existência de um Porto Fluvial às margens direita do Rio Iguaçu, conhecido como Porto dos Estácios,  Pois em 1871, instalou-se à margem esquerda do Rio Macacos, afluente do Rio Iguaçu, o cidadão Manoel Estácio de Paula , sendo o primeiro habitante da região. Mais tarde com a penetração e construção da Estrada de ferro, São Paulo/Rio Grande (SPRG) e posteriormente denominada Rede Viação Paraná Santa Catarina (RVPSC), construiu-se uma estação ferroviária, inaugurada em 26 de fevereiro de 1905, com o nome de Paula Freitas, em homenagem ao ilustre Engenheiro Civil, Dr. Antônio de Paula Freitas,  especialista em estradas de ferro.

O processo de desenvolvimento colonizatório, não se deu somente por gaúchos e catarinenses, visto que a região recebeu um grande fluxo heterogêneo de pioneiros que a partir da década de 20, passaram a fixar-se na terra, construindo as primeiras glebas, as primeiras famílias e efetivamente um povoado. E, entre as primeiras famílias, cita-se: Estácios, Marés de Souza, Gasparin, Lara, Cordeiro, Marques, Afonso, Bueno, Schwartz, Gabardo, Hermann e outras tantas que transformaram a região em um dos baluartes civilizatórios do sertão Paranaense.

No início da povoação, dado a leva de imigrantes poloneses, fundou-se a Colônia de Carazinho, mais tarde “Distrito de Carazinho”. No decorrer do tempo, dado a instalação de Engenhos para exploração de madeira (serrarias), construídas próximo ao Rio Iguaçu, no sentido de facilitar o transporte, através de embarcações fluviais, (pequenos vapores movidos a locomóveis) e mais tarde a estação ferroviária. A sede distrital passou a funcionar na Vila de Paula Freitas, em virtude dos acessos e meios de comunicações serem mais acessíveis a outras Comunidades.

Em janeiro de 1940, o povoado passou a categoria de Vila, sendo distrito de União da Vitória, Em 29 de novembro de 1963, foi criado o Município, sendo instalado em  08 de dezembro de 1964, conforme Lei Estadual n.º 4788.

Atrações

Atrações em Paula Freitas? Melancias em fins de janeiro e fevereiro, belas paisagens, rios com cachoeiras, produtos artesanais e caseiros. E tem também o Parque Aquático Tchiboom, que fica na BR-476, Km 352. Em área com cerca de 100 alqueires (de ar puro), tem piscinas, toboáguas, restaurante, tirolesa, área de jogos, parque infantil.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.