Planaltina do Paraná, uma cidade que surgiu em uma área previamente escolhida
Planaltina do Paraná bem que poderia ser chamada de Planicina, pois sua área territorial parece uma extensa planície, sem morros. O município comemora no dia 12 de novembro 58 anos de emancipação. Foi criado através da Lei Estadual nº. 4.245 de 25 de julho de 1960, e instalado em 12 de novembro de 1961, desmembrado de Paranavaí.
O prefeito atual é José Antonio Bonvechio, sendo vice Flavio Luiz Sirena. Os vereadores: Mauro Hawerroth, Ivan Luiz de Gasparin, Maria Cecília Desinho Poças, Elaine Renata Soares, Antonio Valença Correia, Onésimo Rodrigues Braga, Sergio Aparecido Benedetti (suplente), Reginaldo Valim e João Paulo Soares Braga.
História
Texto da Prefeitura
Segundos dados históricos do Município, motivado a encontrar novas terras para investimentos, Giácomo Madalozzo, em meados de 1950, interessou-se pela Norte do Paraná, cuja fama local, era a “febre do café”. Madalozzo era proprietário de uma Companhia Madeireira e dedicava-se na ampliação de filiais desta empresa em várias regiões.
Em 1951, Oswaldo Madalozzo, filho de Giácomo Madalozzo, mudou-se para Paranavaí com a incumbência de localizar na região um lugar em que pudesse implantar uma cidade. Após muitas procuras, encontrou um local entre Amaporã e Santa Isabel do Ivaí, onde havia um proprietário com o mesmo interesse, Antônio Colombo. Em sociedade, Giácomo Madalozzo e Antônio Colombo foram registrar as terras para iniciar o projeto da planta da cidade, assim, começou a surgir Planaltina do Paraná. Após sessenta dias de derrubada, colocaram fogo no mato e começaram as medições. Em seqüência, iniciaram as procuras e investimentos no local escolhido.
Vendo que a população de Planaltina do Paraná aumentava, Giácomo Madalozzo começou a investir na infra estrutura, trazendo água e luz para a cidade. A Companhia Madalozzo contratou uma perfuradora de poços artesianos e, logo, a população estava sendo abastecida por água potável. Para a energia elétrica, a companhia comprou um gerador.
Com a necessidade de um representante político para Planaltina do Paraná, Oswaldo Madalozzo, após muitas conversas, candidatou-se a vereador na segunda legislatura, sendo o terceiro mais votado. Foi como vereador de Paranavaí que ele conseguiu muitas coisas para Planaltina do Paraná, inclusive que sua localidade se tornasse distrito de Paranavaí. Em 1° de outubro de 1956, pela Lei Municipal n°. 157, Planaltina do Paraná foi criado como Distrito Administrativo de Paranavaí.
Com a visita do Governador do Estado, Moisés Lupion, foi comunicado que ele, Oswaldo, teria que assumir o Poder Executivo da cidade (de 1956 a 1960). Assim, Madalozzo foi nomeado Prefeito Inventor no dia 05 de agosto de 1960, sob a Lei n°. 4.245, de 25 de julho de 1960. Oswaldo Madalozzo administrou a cidade até ela se tornar Município, em 1961.
Produção
Planaltina do Paraná produz arroz em 1.225 hectares, cana-de-açúcar em 2.232, milho em 503, mandioca em 395 e soja em 500. São importantes as criações de aves, bovinos, suínos e ovinos. Como produto de origem animal, é expressiva a produção de leite.