Chega aos 68 anos a cidade onde começou a Pastoral da Criança

Em 1983, há portanto 36 anos, uma senhora, que ficaria famosa internacionalmente, Zilda Arns Neumann, criava, junto com outras colaboradoras, a Pastoral da Criança, hoje espalhada pelo país e outros países. Organização de ação social da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil -, tem ações básicas maravilhosas de saúde, educação, nutrição e cidadania. O artigo 2º do seu Estatuto explica sua atuação: “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político”.

E por onde começou a Pastoral da Criança? Por Florestópolis, que se orgulha muito disso. Tanto, que, na entrada da cidade, uma enorme faixa lembra esse fato histórico.

Pois Florestópolis está comemorando no dia 14 de novembro 68 anos de emancipação, graças à lei 790 de 14 de novembro de 1951, desmembrando de Porecatu.

O nome da cidade faz referência à beleza das florestas e sua natureza.

História

Texto da Prefeitura

Depois da terra ter sido dividida em lotes pelo senhor de terras João Dias dos Reis e entregue aos grandes latifundiários da região, Florestópolis foi se tornando cada vez mais um município. Até então que no dia 14 de novembro de 1951 Florestópolis é finalmente fundada e classificada como município do norte do Paraná.

A origem da história de Florestópolis está ligada à história de Porecatu, município que pertenceu até 1.951. Com as penetrações no sertão começaram em 1.940 as primeiras derrubadas de matas e a formação de lavouras de café e cana-de-açúcar, dando início ao povoamento da região, onde vários patrimônios surgiram em diversos pontos do Município de Porecatu. Entre esses estava o Patrimônio São João, uma imensa gleba de terra, de propriedade do Senhor João Dias dos Reis que o dividiu em lotes rurais e urbanos para vendê-los, de modo facilitado a migrantes oriundos de São Paulo e Minas Gerais, com a intenção de formar uma nova cidade.

Esse patrimônio era ponto de pousada dos tropeiros que deixavam seu gado a pastar nas proximidades das pensões onde se instalavam e onde, na maioria das vezes estabeleciam suas residências geralmente construídas de pau-a-pique e palmito.

Em 1.943, um dos pioneiros, Luís Jóia, além do Sítio Santa Lúcia instalou também uma pensão onde hoje passa a Avenida 14 de Novembro. O Senhor Jonas Ruela, outro pioneiro, dedicou-se também à hospedagem de tropeiros abrindo sua própria residência outra pensão que abrigava viajantes à procura de melhores meios de vida.

As pessoas consideradas pioneiras da comunidade, reconhecidas até hoje como primeiros a chegar no Patrimônio e ter contribuído para formação da cidade entre outros estão: João Dias dos Reis, Sebastião Rocha, Jonas Ruela, Divina de Oliveira Freitas, Miguel Teles de Lima, Pascoal Cícero e João Lunardelli. Há outros pioneiros dos quais não temos registro.

Usina fotovoltaica

A Snef Brasil, que integra o grupo francês Snef, fundado  em Marselha em 1905, está construindo em Florestópolis, para a Greenyellow, uma moderna usina fotovoltaica. Estão sendo investidos 20 milhões na obra, que deverá ser inaugurada em dezembro ou janeiro de 2020. Ao todo, serão instalados 20.160 painéis de captação de energia solar, que depois é transformada em energia elétrica, através de aparelhos inversores de eletricidade. A geração distribuída de energia elétrica estará ligada à rede de distribuição da Copel.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito atual chama-se Nelson Correia Junior, que tem como vice Nilson Soares. São vereadores: Anibal Batista da Silva, Amegilda Neves de Almeida, Geomar Mazar Castro, José Antonio Moraes, José Soares Peixoto, Marcelo Rodrigues, Santo Galegari, Sergio Miranda Rizzo e Silvio Jorge de Oliveira.

Produção

O Ipardes informa: Florestópolis planta cana-de-açúcar em 3.934 hectares, milho em 7.000, soja em 7.100, café em 70. As criações mais importantes são de frangos e bovinos. Produção de origem animal mais expressiva é o leite.

Padroeiro

O padroeiro da cidade é São João Batista. A igreja matriz, em sua homenagem, é um dos mais bonitos templos religiosos da região.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.