Plano de manejo visa a proteção de manancial de Umuarama

Plano de manejo visa a proteção de manancial de Umuarama
FOTO – divulgação (pmu)

 

(PREFEITURA DE UMUARAMA)

Propostas para a revisão do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava, único manancial de abastecimento da cidade, foram apresentadas a membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), em reunião realizada no dia 14 de abril na Prefeitura de Umuarama. A empresa Ambiente-se, que desenvolve o trabalho, falou sobre as medidas que devem ser tomadas tanto para proteger a Unidade de Conservação, quanto para promover a integração à vida econômica e social com as comunidades que vivem nesse perímetro.

A presidente do CMMA e secretária municipal de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, detalha que o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, regido pela Lei Federal n° 9.985/2000, determina que todas as unidades de conservação devem dispor de um plano de manejo, que deve abranger a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos. “O estudo fala não só da importância da APA para a garantia do abastecimento à população, mas nos ajuda a pensar no futuro, considerando aspectos ambientais e sociais”, observou.

Ela ressalta que a participação da sociedade é ‘condição imprescindível para a legitimidade de um Plano de Manejo’ e deve ser feita durante todo o processo de elaboração do documento. “Por isso o estudo apresentado pela Ambiente-se já tem mais de 400 páginas e será constantemente atualizado, possibilitando o avanço dos trabalhos”, explica Fernanda, acrescentando que uma nova audiência pública será agendada para maio.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.