Pomerode chama para a Festa Pomerana

Pomerode chama para a Festa Pomerana
Foto – DIVULGAÇÃO – (Daniel Zimmermann)

Até o dia 21 de janeiro Pomerode está promovendo a Festa Pomerana. Criada em 1984, chega à 39ª. edição como uma das festas mais tradicionais da imigração alemã.

Durante esses 12 dias as atrações culturais, gastronômicas e musicais se sucederão. Um dos destaques dessa edição vem da Alemanha, a banda Dorfrocker – ela se apresentará nos dias 12, 13 e 14.

A programação cultural sempre foi uma grande pedida para os visitantes que vem à Festa Pomerana. Além dos desfiles, que também serão realizados às sextas, sábados e domingos, há outras atrações que remontam aos tempos da chegada dos imigrantes e que ainda são comuns entre os moradores.

Às quintas e sábados, sempre às 21h, no Pavilhão Cultural, temos a Küchenmarsch und Fackelzug (Marcha da Cozinha e Desfile de Tochas). Historiadores contam que, antigamente, devido à falta de energia elétrica, as festas eram iluminadas por tochas e que, depois do jantar de um casamento, as pessoas que tinham trabalhado na cozinha se apresentavam em homenagem aos noivos. Até hoje, alguns casamentos da cidade seguem essa tradição.

No domingo (14/1), às 10h45min, também no Pavilhão Cultural, haverá um culto em Plattdeutsch, dialeto baixo-alemão ainda utilizado por alguns moradores. Na própria Alemanha, esse idioma é de conhecimento de apenas 3% da população.

Ainda dentro da programação cultural, há os encontros de Grupos Folclóricos (13/1), Teufelsgeige (14/1), Bandas e Orquestras (17/1) e Bandoneon (20/1). Eles sempre serão realizados no Pavilhão Cultural, às 13h, com exceção do realizado durante a semana (Bandas e Orquestras), que será às 18h.

Novidade nas competições

Diariamente, no Pavilhão das Competições, teremos brincadeiras que remetem ao dia a dia dos imigrantes, como Serrador e Lenhador. E outras bem divertidas, como AllesWurst, Cabo de Guerra e Corrida do Barril. A grande novidade é o Chope no Caneco, que substitui o Chope em Metro. Agora, no lugar de uma tulipa de 600ml, será usado um caneco de um 1 litro de chope, conforme consumo nos bares da Baviera alemã.

Delícias da Tradição Alemã

A gastronomia alemã é um dos pontos fortes de Pomerode. Na cidade mais alemã do Brasil, são várias as iguarias presentes na mesa dos moradores e que dão água na boca dos visitantes. E para quem quiser conhecer alguns desses pratos e a forma como são preparados, haverá o Concurso de Delícias da Tradição Alemã. São 10 pratos, entre doces, salgados e bebidas, cujos vencedores serão conhecidos conforme calendário pré-estabelecido.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.