Ponta Grossa ganha um novo Parque, o de Olarias

Há mais de 20 anos a população de Ponta Grossa espera pela concretização do Parque Lago de Olarias – agora uma realidade. O local recebeu investimento de R$ 4,3 milhões do Governo do Estado, a fundo perdido. A obra está em fase final de execução e conta com ciclovia, pistas de caminhada, de skate, parque infantil, academia ao ar livre, quadras de areia, dois lagos, deck e um anfiteatro que será usado para apresentações ao ar livre, além de um grande espaço para estacionamento e um módulo da Guarda Municipal.

Do parque é possível observar uma grande chaminé de uma antiga olaria. As fábricas de tijolo e telhas eram tão abundantes que acabaram nomeando a região. A chaminé em questão fica no terreno do Conservatório Municipal Maestro Paulino, um espaço cultural que, junto com o parque, valoriza o bairro de Olarias.

A área de 170 hectares também se tornou um espaço para a preservação ambiental, unindo a recuperação de um ambiente degradado, que voltará a contar com plantas nativas, ao controle das cheias do Rio Guaíra, que hoje forma os dois lagos. A ideia é também fomentar a criação de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN) nos arredores para a preservação de remanescentes naturais que vão compor um corredor de biodiversidade na região.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.