Porto Rico não terá programação oficial de Carnaval, mas as atrações estarão lá
Vai sair o Edital para a readequação de toda a Avenida Beira Rio
(da Redação, com informes da Prefeitura de Porto Rico)
Em Porto Rico, um dos destinos turísticos mais em evolução no Paraná, não haverá programação oficial de Carnaval por conta da Prefeitura. Todavia, com toda certeza, milhares de pessoas estarão afluindo à região para os esportes náuticos, pescarias, passeios de barco, praias de areia branca do rio Paraná.
Aliás, a Prefeitura informa que está no site da Municipalidade o edital de readequação da orla da Avenida Beira Rio, que vai alavancar bastante as atividades turísticas. .
Orçada em R$4.432.123,50, a obra irá transformar o local em um novo espaço de convivência, moderno e que prioriza o pedestre. O projeto prevê a construção de um letreiro grande com a frase “Eu Amo Porto Rico”, o que deve se tornar em mais um ponto turístico na cidade.
O projeto prevê ainda a construção de ciclovia, piso ecológico concregrama em boa parte da orla, o que deve facilitar a drenagem da água, também prevê corredores para pedestres.
O novo projeto prevê a construção de banheiros amplos e com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e idosos.
A rampa náutica central deve ganhar uma passarela elevada, o que ira garantir a segurança dos pedestres ao cruzar a rampa. Atualmente os pedestres dividem espaços com as carretas e embarcações ao entrarem e saírem das águas do Rio Paraná.
É importante destacar que as figueiras centenárias continuarão em pé, garantindo sombra para os pedestres. Algumas árvores exóticas e outras já condenadas devem ser erradicadas, dando lugar a outras indicadas para o meio urbano. O projeto paisagístico deve deixar a orla bonita e agradável para os moradores e visitantes.
A orla deve ser repaginada, onde sairão os conjuntos de mesas e bancos feitos em tubos de concreto, dando lugar a pergolados, bancos e mesas fabricados com material ecologicamente indicado (madeira ecológica). O espaço também irá ganhar lixeiras maiores e com separação de materiais orgânicos e recicláveis.
O deck existente será rebaixado ao nível da via de pedestres, o que deve facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais. A iluminação existente irá dar lugar a luminárias modernas que garantem maior luminosidade na orla.
A obra será custeada através de convênio com o Governo do Paraná, através da SEDU/ParanaCidades com contrapartida do município. E deve ser executada em 12 meses, a partir da assinatura do contrato. O edital 01/2023 com maiores informações está no site http://www.portorico.pr.gov.br/ . O certame deve acontecer no próximo dia 24 de fevereiro às 8h.