Portonave é premiada em primeiro lugar pela Antaq no Índice de Desempenho Ambiental
A Portonave, localizada em Navegantes, Santa Catarina, conquistou o primeiro lugar no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) no Prêmio Antaq 2023, entre os Terminais de Uso Privado, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (23), em Santos. A premiação contempla as iniciativas socioambientais que se destacam por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transporte aquaviários à sociedade e reconheceu a eficiência e a qualidade da gestão ambiental da Companhia.
O IDA integra a premiação anual da Antaq, na categoria Desempenho Ambiental, e é formado por 38 indicadores baseados em literatura técnica especializada, legislação aplicável e boas práticas observadas no setor portuário mundial. Neste ano, a premiação considerou o desempenho ambiental da Portonave referente a 2022 e demonstrou seu compromisso às práticas ESG (Meio ambiente, Social e Governança em inglês).
Por meio de Soluções Inteligentes, um de seus pilares ESG, o Terminal busca assegurar o uso racional de recursos naturais e contribuir para o meio ambiente. Realiza programas de monitoramento e acompanha uma série de indicadores com foco na melhoria contínua, além dos investimentos em infraestrutura sustentável, como a instalação de 180 placas solares para a geração de energia limpa. Há 13 anos, é certificado pela ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental).
Durantes as seis edições do Prêmio Antaq, realizado desde 2016, é a sétima vez que a Portonave foi premiada. Em 2022, também ficou em primeiro lugar na categoria do IDA e está no pódio desde 2019. Além disso, em 2022, foi reconhecida na categoria de Conformidade Regulatória: Terminal de Uso Privado. Ao todo, a premiação é classificada em quatro categorias: Artigos Técnicos-Científicos, Conformidade Regulatória, Desempenho Ambiental e Iniciativas Inovadoras em Governança Socioambiental.
Sobre a Portonave
A Portonave é o primeiro terminal portuário privado. Está entre os três maiores terminais na movimentação contêineres do país e é líder na região Sul. De janeiro a outubro, movimentou mais de 1,1 milhão de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), o que representa 65% da participação de mercado em Santa Catarina e 16% em âmbito nacional (TEUs cheios), de acordo com o Datamar. A Companhia gera transformação e oportunidades para região e alavancou diversos setores da cadeia logística de transporte e armazenagem de cargas. São mais de 1,1 mil profissionais diretos e 500 indiretos.