Portos do Paraná recebe doação de projeto arquitetônico para Memorial em Antonina

Portos do Paraná recebe doação de projeto arquitetônico para Memorial em Antonina
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

(Portos do Paraná)

Proposta foi desenvolvida por estudantes e orientadores do Grupo de Ensino Isulpar

Acadêmicos e professores do Instituto Superior de Ensino do Litoral do Paraná (Isulpar) apresentaram o Projeto Básico de Arquitetura para a criação do Memorial Barão de Teffé, em Antonina. O projeto foi doado pela instituição à empresa pública, que pretende transformar o prédio administrativo do Porto de Antonina em um espaço destinado ao acervo histórico dos portos paranaenses e à realização de exposições artísticas.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o professor doutor Bruno Gasparini assinaram o termo de doação do projeto. “Para nós, tem sido uma missão prazerosa investir no Memorial, pois, ao mesmo tempo em que pensamos na produtividade do porto, também focamos em ações voltadas à sociedade e na valorização dos profissionais de Paranaguá”, afirmou o diretor-presidente.

“O Memorial de Antonina representa o resgate da história da Portos do Paraná, principalmente para o futuro, garantindo que as próximas gerações conheçam a origem de tudo”, explicou Samir Mattar Assad, assessor da Presidência da Portos do Paraná.

Ao todo, três alunos e três professores do curso de Arquitetura e Urbanismo — o único no município de Paranaguá — participaram do projeto, que durou quatro meses. “Foi um grande desafio, pois precisávamos integrar a parte histórica do porto-cidade com elementos modernos e um traço contemporâneo na edificação. Foi uma experiência incrível”, destacou a acadêmica do 7º período, Lara Bonafé.

“Os desafios começaram pelo trabalho em equipe entre três turmas diferentes, com alunos em períodos distintos. Cada um tem seu nível de aprendizado e processo criativo, o que tornou o projeto ainda mais desafiador”, pontuou a professora Mirian Gomes Bonafini.

“Foi um projeto no qual as estudantes se dedicaram muito, pesquisando sobre a cidade de Antonina e escolhendo materiais ideais para o ambiente portuário, sempre priorizando a sustentabilidade”, complementou a professora Vânia Fóes.

O resultado do trabalho doado pela faculdade é uma edificação repleta de curvas, simbolizando a fluidez do tempo, das ondas do mar e do movimento dos navios. O Memorial contará com espaços para exposições, auditório, sala com simulador de navio, um mirante, setores administrativos e uma ampla recepção. A estrutura terá acessibilidade garantida, com rampa na entrada e elevadores em todos os andares.

“A Presidência da Portos do Paraná nos deu a oportunidade de contribuir com o resgate da cultura, da memória e da tradição, além de trazer mais um polo turístico e atrativo ao nosso litoral”, concluiu o diretor Bruno Gasparini.

Também participaram do encontro o consultor da Isulpar, Dante Gemin, e o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo. A Portos do Paraná segue com os trâmites administrativos para a elaboração do projeto civil.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.