Projeto Mulheres do Café aumenta produção no Paraná

Projeto Mulheres do Café aumenta produção no Paraná
FOTO - AEN

(da Redação)

O projeto Mulheres do Café foi implantado pelo Governo do Paraná através do IDR PR em 2013. Nasceu no Norte Pioneiro reunindo cafeicultoras e visando a transferência de tecnologias e informações com a intenção de aumentar a qualidade da rubiácea, agregar valor à produção e valorizar o trabalho feminino na agricultura.

O projeto ganha expansão, chegando ao Vale do Ivaí. Atualmente são quase 300 mulheres em 17 municípios, com um total de 1.100 hectares plantados com café.

O IDR PR também criou ferramentas de avaliação dos cafés para selecionar os melhores e colocá-los à venda por melhores preços. Já na primeira edição 28 quilos foram vendidos por R$ 3.800,00. O órgão coloca à disposição das mulheres, também, 13 extensionistas.

Para a produtora Elielce Monteiro, que acompanhou seus avós e seus pais na produção de café, a oportunidade de participar do projeto fez ela ganhar forças para continuar com o trabalho da família. Ela adquiriu, além de conhecimento técnico, mais autoconfiança.

“Participar deste grupo foi transformador. Agora tenho a certeza de que devo e posso seguir na produção de cafés, mesmo com tantos desafios enfrentados, principalmente, por ser mulher”, afirma Elielce. “O projeto trouxe para mim o autoconhecimento. Hoje sei que eu atuo melhor nos bastidores, mas também sei que os bastidores são tão importantes quanto o palco”.

As mulheres também estão ao lado dos maridos fazendo a gestão compartilhada e tomando as decisões nas propriedades. Em 20% dos mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários, o casal decide unido e isto representa 1.029.640 locais do Brasil.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.