Quer ver um arrancadão de jerico? Em Serranópolis do Iguaçu tem

Município chega aos 24 anos de emancipação no dia 22 de outubro
Serranópolis do Iguaçu vai comemorar 24 anos no dia 22 de outubro. A área territorial é de 477 km2, sendo que 287,63 km2 estão dentro do Parque Nacional do Iguaçu. O município é resultando da união de 2 distritos administrativos desmembrados de Medianeira: Flor da Serra e Jardinópolis. A emancipação ocorreu no dia 7 de dezembro de 1995 e a instalação no dia 1 de janeiro de 1997. As comemorações sempre ocorrem no dia 22 de outubro.
No início da colonização, a população era exclusivamente de gaúchos e catarinenses. Mais tarde passou a receber as migrações do norte do Estado, formando aos poucos uma rica etnia, com pessoas das mais diversas origens, predominando os descendentes de italianos e alemães. A base econômica do município é caracterizada pela agricultura e pela pecuária, sendo a agricultura a principal fonte de renda do município. O cidadão que nasce em Serranópolis do Iguaçu, é chamado de Serranopolitano.
Atrações
Além do fato de estar situada dentro do Parque Nacional do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu
destaca-se no setor turístico com um evento que se tornou tradicional, o Arrancadão de Jericos. Com características e particularidades locais, tem um reconhecimento fixado pelo seu sucesso e repercussão a nível regional e nacional, que atrai milhares de espectadores a cada ano.
O Jerico, veículo rústico, que é usado nos trabalhos da lavoura, passa a ser a grande atração de uma corrida emocionante, onde a diversão dos expectadores e competidores, é garantida com uma grande quantidade de lama e obstáculos.
Os jericos são montados a partir de componentes usados, geralmente Jeeps, picapes e Rurais Willys, dos quais aproveitam o chassi e a transmissão 4×4; é freqüente a instalação de terceiro eixo morto, aumentando a capacidade de carga para 2,5 t. O motor é sempre diesel, de baixa potência – em torno de 15 cv – e reduzido consumo, com um ou dois cilindros refrigerado a ar, normalmente das marcas Agrale e Yanmar, acoplado à caixa de marchas por polias e correias. Com tal mecânica a velocidade máxima não ultrapassa 25 km/h e o gasto de diesel fica limitado a um litro para cada 20 km. Não há capô: a cabine, sempre aberta e construída de madeira, se limita ao assoalho, a um ou dois assentos (muitas vezes também de madeira), um para-choque e dois para-lamas.
Este ano vai ser a XIII edição, sob a organização da Prefeitura e Aciasi – Associação Comercial e Industrial de Serranópolis do Iguaçu. São muitas as atrações: bênção dos jeriqueiros, desfile, presença da Garota Arrancadão, exposição de carros antigos, moto clube Toca da Onça, circo, praça de alimentação, passeios de helicóptero, apresentações culturais. Dizem os jeriqueiros: “é uma festa para lavar a alma com lama, a festa da alegria”.
Além disso, o município dispõe de propriedades no meio rural, oferecendo locais para pernoite, atividades de lazer, descanso e contato com a natureza. Cultivando uma riqueza de atrativos naturais e de lazer que desperta o interesse dos visitantes de toda região. O Parque Aquático Isidoro, que funciona de Outubro a março, com piscinas adulto e infantil, tobogãs, bar molhado, açudes para pesca, local para camping, chalés para pernoite, lanchonete. Está em Flor da Serra. A Estância Demborgurski oferece passeios de jerico, almoços e jantares sob agendamento e produz vinhos coloniais. Fica a 7,5 km do centro. O Pesque-Pague Sponchiado tem 4 tanques de peixe (carpa, pacu, pintado, tilápia). Fica em Flor da Serra. O Recanto Familiar tem piscinas adulto e infantil com tobogãs, açudes para pesca, churrasqueiras, espaço para festas e eventos, chalés, restaurante a base de comida caseira. Está localizado em Flor da Serra. E o Recanto Schimidt tem pesque-pague, trilha ecológica, lanchonete para refeições sob encokmenda. Está também em Flor da Serra.