Reacendem-se os holofotes e Palmeira volta a ter o histórico Cine Teatro Municipal
(da Redação)
Há quase um mês que Palmeira tem a volta de um dos maiores patrimônios culturais do Paraná, que é o Cine Teatro Municipal. Depois de ter ficado fechado por causa de obras de restauração, reforma e adaptações, eis que o simpático, nostálgico, charmoso, cine volta a proporcionar muitas alegrias a seus habitantes, seja na projeção de filmes, apresentações culturais, festivais (como a apresentação do espetáculo “Um Pouco de nossa História”, que reinaugurou, em noite de gala, com muitos artistas locais, a “nova” casa), peças teatrais, shows.
Depois de 9 anos, os holofotes se acenderam novamente e os palmeirenses se emocionaram.
As obras, parceria entre Prefeitura (gestão anterior e atual) e o Governo do Paraná, tiveram recursos da ordem de R$ 1.371,773,29 e o projeto todo, além do Cine Teatro, abriga a secretaria de cultura, o Instituto Histórico e Geográfico, a Biblioteca Municipal, a Sala de Escoteiros, Museu Municipal e Sala de Artes Plásticas.
Os trabalhos contemplaram a substituição do telhado do prédio (edifício histórico), novo forro em gesso, revisão elétrica, iluminação, acessibilidade, mezanino, revestimento acústico, reformas nos banheiros, camarins e palco, restaurações no piso e nas cadeiras, aquisição de novos equipamentos de som e de cena.
Só o Cine Teatro é uma estrutura e quase 9 metros de altura, 36,3 metros de comprimento e 14 metros de largura, em formato de rampa. A casa passa a ter 600 assentos na área comum e nos camarotes.
Os tacos originais de mogno do piso foram restaurados e lixados. As cadeiras são de imbuia.