ACIPG: 100 anos em defesa do progresso de Ponta Grossa

ACIPG: 100 anos em defesa do progresso de Ponta Grossa
Foto: a atual presidente, Giorgia Bin Bochenek – DIVULGAÇÃO

(ACIPG)

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) completou no dia 18 de junho 100 anos de história. A entidade chega ao seu centenário de existência com uma rica história de fortalecimento do setor produtivo e uma intensa ligação com o desenvolvimento de Ponta Grossa.

A trajetória da ACIPG por muitas vezes se confunde com a história de Ponta Grossa, e muitas das principais conquistas do município tiveram como protagonista a Associação Comercial. Ao longo de sua história, a ACIPG acumula conquistas, batalhas importantes e um envolvimento intenso com o desenvolvimento de Ponta Grossa.

“Trata-se de um momento histórico, em que a principal entidade comemora 100 anos e a cidade de Ponta Grossa está prestes a celebrar o bicentenário. Nosso município está em um momento de intensas transformações, com a chegada de investidores, se consolidando como centro industrial, comercial e de vários outros setores. A ACIPG ao longo de todos estes anos esteve presente e tem papel importantíssimo nestas transformações”, comenta a presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek.

Os primeiros anos

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa – ACIPG – foi fundada em 18 de junho de 1922. Em pouco tempo o grupo idealizador da entidade recebia o apoio e a colaboração de outros empresários. Não demorou para a Associação crescer e modificar positiva e continuamente o dia a dia da cidade.

Logo em seus primeiros anos a ACIPG teve participação importante no desenvolvimento de Ponta Grossa. Entre as bandeiras defendidas pela entidade estiveram a implantação da Companhia Prada de Eletricidade, que aumentou o fornecimento de energia da cidade, possibilitando que mais empresas pudessem se instalar no município e a criação da Companhia Pontagrossense de Telefones (a CPT), que colocou Ponta Grossa em contato com o mundo.

A ACIPG, ao longo dos seus 100 anos, não se furtou em defender bandeiras que em prol do desenvolvimento de Ponta Grossa, mas da região. Uma das primeiras ‘brigas’ que a Associação comprou foi a construção de uma rodovia que ligasse Ponta Grossa a Guarapuava. Logo no primeiro ano de existência, em 1923, a ACIPG pleiteou junto às autoridades para que o trajeto fosse instaurado, ligando o interior do estado e fortalecendo a economia de municípios como Ponta Grossa, Guarapuava, Imbituva, Ipiranga e Prudentópolis. Décadas mais tarde, esta região viria a se confirmar com um dos grandes polos econômicos do Estado.

Luta por melhorias na cidade

A atuação da ACIPG perante a sociedade ponta-grossense não se dá apenas nos temas que limitam o desenvolvimento comercial e industrial. A Associação Comercial durante décadas atuou firmemente em prol de benefícios para a comunidade em temas diferentes, como a segurança, por exemplo.

A instalação do primeiro efetivo do Corpo de Bombeiros em Ponta Grossa, por exemplo, foi outra bandeira defendida pela ACIPG, na década de 1930, quando os municípios do interior sequer esboçavam qualquer tentativa de contar com tal estrutura. Mediante muita atuação política e influência perante a sociedade, em 1939 Ponta Grossa passava a contar com um Grupamento do Corpo de Bombeiros.

A rica história da ACIPG ainda inclui ricas contribuições, como a doação de aviões, adquiridos pela Associação Comercial, cedidos à aviação civil nacional durante a Segunda Guerra Mundial, ou ainda a briga contra cobrança abusiva de impostos, uma eterna reclamação do setor produtivo foi defendida pela ACIPG por longo de todos os seus anos de existência.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), uma das maiores instituições de ensino do Paraná, tem em sua criação, grande contribuição da ACIPG, já que a Associação foi a maior defensora da campanha que a cidade criou pela criação de uma universidade própria no município. Hoje a existência de uma instituição de ensino superior que fornece profissionais altamente qualificados é justamente um dos grandes predicados do nosso município.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.