Remadas nas águas de Piraquara

Remadas nas águas de Piraquara

No dia 23 de setembro será realizada mais uma remada nas águas da Barragem Piraquara II. O evento é organizado pela Prefeitura de Piraquara, por meio do Departamento de Turismo, com o objetivo de incentivar moradores e visitantes a conhecer e aproveitar as belas paisagens do município por meio de uma perspectiva diferente.

A concentração dos participantes será às 7h30 no estacionamento da Prefeitura Municipal, na Avenida Getúlio Vargas, 1990 – Centro. A saída será às 7h45, com destino à Barragem onde será realizada a remada. A duração do percurso é de aproximadamente quatro horas e meia e a idade mínima para participação é 18 anos.

Algumas recomendações: levar protetor solar, repelente, água para beber e boné. O uso de colete salva-vidas é obrigatório. Os organizadores não se responsabilizam pelo transporte de caiaques até o local do evento. A Remada é organizada pela Prefeitura, com apoio da Sanepar e terá o acompanhamento do Corpo de Bombeiros.

Mananciais

Piraquara sedia os mananciais que abastecem de água a capital paranaense. Isso há mais de cem anos. Por proteger essas fontes, o município recebe royalties, já que não pode industrializar-se. Nos Mananciais da Serra permanecem até hoje o conjunto de 17 reservatórios que a partir de 1908 abasteceram Curitiba. O Carvalho é o principal reservatório e a partir dele uma adutora de 38 km levava água até o Reservatório do Alto São Francisco.

Já a Represa do Carvalho foi o primeiro reservatório para abastecimento público de Curitiba inaugurado em 1908, e é um belo lugar para visitação. A área é uma opção de lazer na região de Piraquara para quem gosta de estar em contato com a natureza e de conhecer a história local. A região pertence aos Mananciais da Serra, na área do Parque Estadual Pico do Marumbi, e os visitantes podem participar de atividades monitoradas como caminhadas e trilhas. Durante o percurso da Área do Carvalho, os turistas podem conhecer o Santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta. O local recebe grupos com visitas agendadas.

Tem ainda, a destacar, o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra – CEAM. Inaugurado em novembro de 1997, está localizado junto à Barragem do Rio Cayuguava (Piraquara I). O CEAM possui um mini auditório com capacidade para 30 pessoas, salas com exposições temáticas permanentes sobre o Patrimônio Natural e Histórico da Região, conta com uma área coberta de 200 m² para realização de atividades educativas e conscientização ambiental. As visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de uma semana

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.