Santa Amélia chega aos 68 anos e não quer caminhões nas ruas

No dia 6 de março de 2019 o prefeito Jarbas Carnelossi assinou decreto proibindo o trânsito de caminhões carregados, bitrens e treminhões , carregados ou não, nas áreas e vias urbanas de Santa Amélia. Considerava-se a necessidade de manutenção das vias públicas, a preservação do meio ambiente e a boa qualidade de vida da população.

Pois Santa Amélia, cujos habitantes – ao menos a maioria – desejam preservar sua boa qualidade de vida (vida boa, de pequena cidade interiorana), está comemorando 68 anos de emancipação. Tudo começou com a lei estadual 790, com o desmembramento de Bandeirantes, em 1951. Os festejos ocorrem no dia 14 de novembro no Calçadão com a apresentação – show – da Banda OZ a partir das 22 hs.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito atual, como se disse, é Jarbas Carnelossi. Seu vice é Antonio Carlos Tamai. E são esses os vereadores: Evalmir Aparecido Siviero, Gilberto Luiz Mossato, Luiz Henrique Ranuci, José Aparecido Meneghin, André Vilalva Leal, Fernando Fabrício Pagliaci, Gelson Deveque, Valéria Cristiane Pulcinelli Helbel e Wlamir Wagner Wada.

História

Texto da Prefeitura

Em 1938, Ângelo Pavan adquiriu, por compra feita a Jayme de Carvalho, uma área aproximada a 2800 alqueires de terra, no interior do Município de Bandeirantes.

O objetivo de Ângelo Pavan era formar um Patrimônio, promovendo a divisão e venda dos lotes e datas de sua propriedade. Sua primeira denominação foi “GALDINÓPOLIS” em homenagem ao primeiro pioneiro que se instalou para tomar conta dos diversos serviços referentes à abertura do patrimônio.

No ano seguinte, partia da Fazenda Carvalhópolis, também situada no interior do Município de Bandeirantes, uma caravana composta por Ângelo Pavan, Luiz Jacobucci, Valentim Inforzato, José Pavan, José Galdino da Costa e do engenheiro Luiz Vom Wronski, dirigindo-se ao local das terras para a demarcação dos lotes que formariam o Patrimônio.Os primeiros moradores foram Abel Fernandes de Abreu, que montou a primeira serraria; Antônio Lourenço da Luz e Alfredo Crespo, que se estabeleceram com casas comerciais; Júlio Rocha, João Nalim, Joaquim Silvério e muitos outros, que abriram os primeiros sítios e Geraldo Paulino de Carvalho, que instalou a primeira farmácia.

Assim se foi formando o Patrimônio, cuja denominação primitiva era Galdinópolis. Em 1940, com grandes festividades, foi inaugurado, oficialmente, o Povoado de Galdinópolis, que já contava com uma igreja, uma escola, um campo de futebol e luz elétrica.

Sem chegar a ser Distrito, em 1951, foi criado o Município com a denominação de Santa Amélia. Santa Amélia, que constitui homenagem à filha do proprietário das terra que iniciou a colonização desta região, veio a ser escolhido quando da criação do município.

Alta moda a partir de espartilho

Santa Amélia pode orgulhar-se de sediar uma empresa e uma profissional da moda: A´Karolle e Andressa Karoline Pavão. Ela é na verdade  Estilista /Corset Maker. Por sua paixão por espartilhos, corseletes, constrói vestidos de festa utilizando uma modelagem e estrutura a partir de um excelente projeto de espartilho.  

Conforme o site, no início de seu trabalho como Corset Maker seu objetivo era desenvolver peças prontas utilizando a tabela de medidas, P, M e G. Porém isso mudou de forma relevante após um profundo estudo sobre a modelagem Tight Lacing. Quando a cliente adquire uma modelagem Tight Lacing, ela adquire a exclusividade e a delicadeza de uma peça artesanal e sem contar com os grandes benefícios para sua saúde física.

O viés da estilista para peças de época com muito luxo, peças bem feitas e com a modelagem perfeita e que se destaque entre os demais é o seu objetivo profissional.

“Não desejo apenas entregar para meus clientes uma peça de vestuário, desejo entregar um sonho, que nasce no inicio do primeiro contato”, diz Andressa.

Produção

O Ipardes destaca a produção de Santa Amélia: 80 hectares de cana-de-açúcar, 1.830 de milho, 5.300 de soja, 1.860 de trigo, além de outras. Criações que se destacam: aves, bovinos e suínos. Produto de origem animal: leite.

Padroeiro

O padroeiro do município é São José. A paróquia São José integra a Mitra Diocesana de Jacarezinho.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.