São Manoel do Paraná chega aos 29 anos com uma atração maravilhosa que é Caraguatatiba

São Manoel do Paraná, desmembrada de Indianópolis, comemora no dia 13 de setembro o 29º aniversário de emancipação. A história, em resumo, conta o seguinte”.

“Em uma trilha, conhecida como o Caminho do Peabiru ou São Tomé, por onde passavam expedições históricas, localizada junto à margem esquerda do vale do Rio Ivaí, onde habitavam os índios Cariris, e próximo ao Rio dos Índios, foi fundado um povoamento denominado Patrimônio de São Manoel. Na década de 50 com o loteamento das terras vieram os pioneiros com objetivos ou de cultivar café ou para explorarem o comércio de secos e molhados. Sua base econômica mais recente está calcada na agropecuária. Criado através da Lei Estadual n° 9.369 de 13 de setembro de 1990, e instalado oficialmente em 01 de janeiro de 1993, foi desmembrado de Indianópolis”.

Produção, atrações

O município, conforme dados atuais do Ipardes, planta 4.206 hectares com cana-de-açúcar, 980 com milho e 970 com soja, tendo ainda importantes criações de aves e bovinos, com importantes produções de leite e casulos do bicho da seda.

São Manoel do Paraná mantem uma banda que é atração onde se apresenta: a banda Águia Pequena. Ela foi formada e é mantida para conscientizar sobre a importância da preservação ambiental. Todos os instrumentos são feitos de reciclados e é uma referência estadual, apresentando-se em diversas localidades paranaenses e brasileiras.

Outra atração é a cachoeira do rio dos índios.  

A maior atração, e das maiores do sul brasileiro, é, sem dúvida, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Caraguatativa da Divisa (Unidade de Conservação R.P.P.N).

Localizada nas terras de propriedade da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, possui área de 222,30 hectares. Situada na altura do Trópico de Capricórnio, apresenta características tanto de mata tropical como de sub-tropical, onde são encontrados exemplares de madeiras de lei como guaritas, marfins, perobas entre outras, além de exemplares de erva-mate, bromélias terrestres, taboas e muitas plantas medicinais. A mata é habitada por macacos, cutias, cachorros-do-mato, capivaras, queixadas, ouriços, gatos-do-mato, tatus, antas, onças pardas e outros animais que podem ser vistos frequentemente. Tem ainda grande variedade de aves, tais como jacutingas, gaviões, pica-paus, guachos, gralhas, urubus da cabeça vermelha entre outras espécies. A Reserva possui trilhas de fácil e médio percurso, que chegam até a “Lagoa Preta” que tem esse nome devido à quantidade de folhas que cobrem o fundo, mas  sua cor permeia entre o verde e o azul enchendo os olhos dos visitantes. As Visitas são acompanhadas por um guia com vasto conhecimento do local. Se agendado, o visitante pode solicitar passeio de trenzinho até entrada das trilhas. Para agendar sua visita, ligue para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (44) 3644-1235 ou 91243003 Vanessa.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.