Soja toma o lugar da maçã (e de tudo) em Palmas

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Palmas, no Paraná (porque tem a capital do Tocantins), gosta de ser considerada a “Capital Paranaense do Frio e da Maçã”.

Do frio, com certeza, nenhuma outra cidade vai tirar esse título. Os campos palmenses são realmente um gelo, com ventos gélidos, no Inverno. E esse dias estão chegando, ideais para uma boa lareira, pinhão, vinho, cobertas…  Mas a maçã está em perigo, porque desde 2005 seu cultivo vem experimentando grande diminuição na área de plantio, no número de produtores e na produção.

Tudo por causa da notável expansão do soja e dos altos custos de produção das frutas,aliado a falta de mão-de-obra especializada e de incentivos governamentais. A redução na área de plantio ultrapassa os 60%. Conforme dados do Ipardes, na área territorial de 1.565 km2 de Palmas somente 334 hectares são cultivados com o fruto proibido no Paraíso (mas não na face da terra, muito pelo contrário). Em compensação, o soja – que hoje praticamente domina a agricultura palmense – chega aos 31.800 hectares. Sobra pouco para outras culturas, segundo o Ipardes: milho, 1.200 hectares, batata inglesas 1.500, trigo 900, feijão também 900, além de erva-mate e aveia. As criações são de galinhas, ovinos (mais do que 4 vezes o número de suínos), bovinos e suínos. São expressivas as produções de leite, mel, lã e ovos.

Atrativos

Especialmente quando os termômetros marcam graus negativos e acontecem geadas ou, preferencialmente, neve, com os campos gerais cobertos de branco, é a época em que muita gente se lembra de ir a Palmas.  

 Pois além de bons locais para se ficar e de bons restaurantes, a cidade oferece uma boa estrutura para recepcionar os turistas. Tem museus, bibliotecas e centros culturais de expressão, a belíssima igreja matriz do Senhor Bom Jesus da coluna dos Campos de Palmas, morros, cachoeiras, a usina eólica (primeira do sul brasileiro) , antigas fazendas.

E tem a região dos Campos do Horizonte, a 1.400 acima do nível do mar, a região mais fria do Paraná. São belas paisagens com ventos fortes e constantes o ano todo.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.