Sonho realizado: Hospital Regional de Toledo é inaugurado

Sonho realizado: Hospital Regional de Toledo é inaugurado
FOTO – divulgação (PMT)

(PREFEITURA DE TOLEDO)

O sonho de ver o Hospital Regional de Toledo (HRT) em funcionamento tornou-se realidade no dia 6 de outubro com a inauguração da estrutura aguardada há mais de 10 anos pela comunidade do Oeste do Paraná.

O evento, aberto ao público em geral, teve as presenças do Governador Ratinho Junior e do secretário de Estado da Saúde Beto Preto.

O hospital conta com setor administrativo completo, pronto-atendimento referenciado, ambulatório de especialidades, centro diagnóstico de imagem, farmácia, laboratório de análises clínicas, cozinha, rouparia, 8 centros cirúrgicos, 10 consultórios, 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e 79 leitos de enfermaria (59 para internamento, 9 de recuperação pós-anestésica [Repae], 6 de pronto-socorro, 3 de recuperação pós-exame e 2 de estabilização. Toda esta estrutura, que priorizará procedimentos cirúrgicos eletivos, sobretudo nas áreas de ortopedia, ginecologia urologia, cirurgia geral e cirurgia vascular, possui 9.154,24 metros quadrados construídos numa área total de 23.418,88 metros quadrados, localizada na Avenida da União,751 – Jardim Coopagro.

Momento histórico

Desde que foi iniciada, em abril de 2012, quase R$ 40,2 milhões (valores não corrigidos) foram investidos na obra e na aquisição de equipamentos e mobiliário (média de R$ 4.400,00 por metro quadrado), sendo que o total de repasses feitos pelos governos federal (via portaria ou convênio com o Ministério da Saúde), estadual (via convênio com Secretaria de Estado da Saúde) e municipal (recursos próprios) tiveram a mesma proporção. A estrutura construída será gerida, mediante contrato de concessão onerosa, pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), que ficou responsável pela contratação de toda a equipe que, no auge das operações, poderá chegar a 800 colaboradores pessoas físicas e jurídicas.

Esforço coletivo

O Hospital Regional de Toledo (HRT) começou a sair do papel em abril de 2012, mas problemas com prestadores e questionamentos realizados na seara judicial atrasaram o seguimento do projeto. Depois de muitas idas e vindas, no fim de março de 2021, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, que havia assumido a chefia interina do Executivo Municipal porque o titular estava em tratamento contra a Covid-19, criou um grupo de trabalho com o objetivo de destravar esta obra.

Faziam parte desta força-tarefa representantes da empresa que estava executando os trabalhos na edificação, vereadores, membros do Conselho Municipal da Saúde (CMS) e representantes da sociedade civil, como da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Observatório Social. Os membros deste colegiado também discutiram acerca do retorno dos equipamentos já adquiridos que estavam cedidos a outras estruturas enquanto o HRT não ficava pronta e o modelo de gestão a ser adotado.

Graças a este esforço conjunto foi possível promover uma concorrência pública entre entidades interessadas em fazer a gestão do hospital. A vencedora do certame foi o Ideas, com quem o governo municipal firmou, na segunda quinzena de maio, contrato com duração de 10 anos (prorrogável por igual período quantas vezes for conveniente para as partes envolvidas).

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.