UFPR e prefeitura de Campo Magro desenvolvem programa de manejo populacional de cães

(Simone MeirellesUFPR)

A Prefeitura de Campo Magro, em parceria com a UFPR, iniciou mais uma estratégia para o manejo populacional de cães e gatos no município: a castração. Os residentes de Medicina Veterinária do Coletivo (MVC) e de Anestesiologia do Programa de Residência em Área Profissional de Saúde (PRAPS) do Hospital Veterinário da UFPR fazem parte da equipe ao lado de veterinários e oficiais de controle animal da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Campo Magro.

O projeto piloto no bairro Boa Vista, já realizado, servirá como ponto de partida, de acordo com a professora da UFPR Rita de Cássia Garcia, da disciplina de Medicina Veterinária do Coletivo. A equipe e o Castramóvel equipado devem atender toda a demanda da comunidade. As inscrições são feitas pela Prefeitura, triando as famílias registradas no cadastro único. A Secretaria da Saúde, por meio da sua equipe de veterinários e de residentes de MVC, dá o apoio no pós-cirúrgico dos animais.

O Castramóvel está ao lado da Unidade Básica de Saúde Boa Vista, e conta com o apoio multiprofissional e de diferentes setores da Prefeitura. A castração é uma das estratégias que estão sendo implantadas pela Prefeitura. Na parte da educação, todos os professores da rede pública municipal estão passando por capacitação, também em parceria com a UFPR e a secretaria de Educação do município.

O Curso de Educação Humanitária, oferecido em parceria com a UFPR na cidade, possui um módulo somente sobre a questão dos animais e conscientização da guarda responsável. A ideia é que os professores possam trabalhar o tema transversalmente nas diversas disciplinas do currículo.

Os animais castrados são registrados e identificados por meio de microchips. A proposta é que todos os animais do município sejam identificados, para que o abandono possa ser coibido. Também o município conta agora com um Comitê Gestor para o Manejo Populacional de Cães e Gatos, garantindo a participação da comunidade, protetores e outros segmentos nas discussões sobre o desenvolvimento do programa na cidade.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.