Unespar aproveitará os cocos descartados em Pontal do Paraná

(da Redação, com informes da Prefeitura de Pontal do Paraná)
Desde o dia 15 de dezembro está assinado convênio entre a Prefeitura de Pontal do Paraná e a Universidade Estadual do Paraná – Unespar – para um projeto ambiental de aproveitamento dos resíduos de coco. Estavam presentes a Reitora e o Vice-Reitor, respectivamente professores Salete Machado Sirino e Edmar Bonfim de Oliveira, o prefeito Rudão Gimenes e o secretário municipal de meio ambiente, agricultura e pesca, Jackson Bassfeld.
Conforme o acordado, o município vai ceder a estrutura para a realização do projeto “Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável” e a universidade o corpo técnico e as máquinas para descascar e transformar o coco em fibra. Este projeto promove o processamento, secagem e armazenamento da fibra de coco verde.
De acordo com o prefeito Rudão, essa parceria é muito importante para a sustentabilidade do município que explica sobre o início do projeto. “Nosso objetivo é iniciar o projeto ainda nesse ano levando para o local de destinação (antigo alojamento da Techint) o coco coletado na temporada. Agradeço ao professor Sebastião que coordenará o projeto e foi o elo entre a prefeitura e a universidade para a celebração do convênio”. Ressaltou Gimenes.
O projeto
Pelo projeto, ao invés das cascas de coco irem para o aterro sanitário, serão aproveitadas para a transformação em pó e fibra de coco, uma opção de matéria-prima, podendo-se obter, por exemplo, vasos de fibra de coco, substitutos do xaxim, espécie nativa da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção