19ª. Festa das Nações para os 64 anos de São Jorge do Ivaí

São Jorge do Ivaí integra a bacia do rio Ivaí, um dos mais importantes do Paraná. O município, instalado no dia 8 de dezembro de 1955, está comemorando 64 anos de emancipação política e administrativa. Vai ter festa de 5 a 8 de dezembro, com a realização da 19ª. Festa das Nações. Haverá barracas com comidas típicas, shows artísticos em praça pública, parque de diversões, exposições. Os shows ficarão por conta de Álvaro & Daniel no dia 5, Elieser, Rio Negro e Solimões e Monica Perez no dia 6, Munhoz & Mariano e Barbara Carrie no dia 7, banda Aqua no dia 8.

São Jorge do Ivaí tem uma extensão territorial de 315,088 km2 e, segundo o Ipardes, planta cana-de-açúcar em 792 hectares, milho em 24.780, soja em 26.000, laranja em 170, além de outras culturas. As maiores criações são de aves, bovinos e suínos. Produtos de origem animal: casulos do bicho da seda e leite.

O padroeiro do município é São Jorge e uma das mais vistosas e bonitas construções do centro urbano é da igreja matriz de São Jorge.

Um fato interessante: vai fazer um ano que a ciclovia da cidade é iluminada com energia solar.

História

Texto da Prefeitura

O município de São Jorge do Ivaí foi criado em 1946 pela Companhia de Terras Norte do Paraná atualmente Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Em 1946 iniciou-se os trabalhos para a formação do patrimônio São Jorge pelos Senhores Ibrahim Euclides Rodrigues e Osvaldo Marcondes Barbosa que iniciaram as derrubadas, o traçado e a demarcação de lotes rurais e urbanos.

A fertilidade das terras atraiu migrantes que, na sua maioria se estabeleceram na zona rural com plantio de café, primeiro produto agrícola do município. Em 1950 o “patrimônio” já contava com diversos estabelecimentos comerciais. Em 22 de abril de 1953, através da Lei nº 17, a Câmara Municipal de Mandaguaçu  aprovou a elevação da localidade a Distrito Administrativo, sendo os primeiros representantes de São Jorge  na Câmara de Mandaguaçu os vereadores  Antonio Granzoto, Dr. Augusto Afonso de Campos Brasil e Arlindo Ramos de Amorim e seu subprefeito  Ângelo Sossai. Foi desmembrado definitivamente de Mandaguaçu, através da Lei Estadual nº 253, de 26/11/1954.

A instalação solene ocorreu no dia 08/12/1955 quando foi empossado o primeiro prefeito. Em 21/10/1971, através da Lei Estadual nº 6228 o município passou a denominar-se São Jorge do Ivaí. O Município faz parte da AMUSEP-Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense. A base econômica do Município consiste na produção de grãos e também a avicultura. Conta também com o setor do vestuário em franco desenvolvimento.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.