399 cidades do Paraná com novos prefeitos e vereadores

399 municípios do Paraná, incluindo a capital, estão com novos prefeitos e vereadores eleitos pelo povo. Eles assumirão em janeiro do próximo ano em meio a muitas dificuldades advindas da pandemia do coronavírus.

As populações, enfrentando dificuldades econômicas e de saúde, com certeza estarão procurando soluções – ou bóias de salvação – nos órgãos públicos: mais gente nas escolas públicas, mais gente nos postos de saúde, mais gente nas filas de emprego.

O prefeito – e o vereador – precisarão dispor de sensibilidade, idealismo, para que esperanças não sejam reduzidas a pó.

É certo que o Paraná é um Estado rico, com terras férteis, colheitas fartas, um Governo que está implantando obras de infra-estrutura para melhorar ainda mais o desenvolvimento econômico e social.

Mas na frente das obras – estradas, Portos, edifícios – tem gente. E, assim, acima de tudo, especialmente durante 2021, será necessário ter alma, misericórdia, zelo.

O Paraná tem grandes cidades – Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais -, mas a maioria delas são pequenas e talvez a maioria, ainda, seja de cidades BEM pequenas, que não chegam a ter 5 mil habitantes. Cidades que geram poucas riquezas, que sobrevivem de suas administrações públicas.

É nessas que os cuidados terão de ser redobrados, até para evitar-se êxodos rurais.

Nas cidades, as crises batem as portas. Os novos prefeitos e os novos vereadores vão ter que trabalhar com arrecadações em queda e, mais do que nunca, serão necessárias honestidade e boas gestões.

Feliz 2021!

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.