A cana-de-açúcar impera na Economia de Guaporema

Tem um pequeno, mas valente, município, comemorando 59 anos de emancipação política e administrativa. É Guaporema, criado a 15 de novembro de 1961, desmembrado de Cidade Gaúcha e Rondon.

Com uma área territorial de 200 km2, o município planta principalmente muita cana-de-açúcar (por causa da usina na vizinha Rondon), que ocupa uma área de 8.308 hectares. Mas planta-se muita laranja e mandioca (502 hectares), milho (625 hectares), soja (760). As principais criações são de galináceos e bovinos. A produção leiteira é importante.

Banhada por um rio famoso, o Ivaí, Guaporema promove anualmente o Rally Fluvial do Lixo, iniciativa das mais louváveis feita em conjunto com o IAP – Instituto Ambiental do Paraná- , regional de Cianorte. O objetivo maior é promover a educação ambiental por meio do recolhimento de resíduos nas margens dos rios. E que resíduos! Colchões, madeiras, plásticos… No dia 16 de novembro de 2019 aconteceu a 19ª. edição, sempre com muitos participantes e embarcações, que  percorreram alguns quilômetros do extenso rio.

História

Texto da Prefeitura

Data  dos  longínquos  anos  de  1946  a  1948  as  primeiras  andanças  de  pioneiros,  em  solo guaporemense,  de  um  lado  vindos  de  cochilhas  como  que  trazidos  pelos  ventos  dos  pampas,  de outro, a exemplo dos bravos bandeirantes, da então promissora paulicéia, imbuídos do espírito de aventura e o desejo ardente de expandir a cafeicultura brasileira na época ainda, o grande marco da economia nacional.

A  fertilidade do  solo  margeante  do  rio  Avaí,  a  terra  nova, própria  à  lavoura, contribuíram para que os primeiros povos aqui se instalassem.

Conta  uma  lenda  que  em  território  missioneiro,  local  onde  hoje  está  situado  a  cidade  de Mirador,  havia  uma  missão  jesuíta,  com  a  finalidade  de  catequizar  os  indígenas  da  região, remanescente Botocudos, Caiangangues e xetás.

E  conta  ainda  a  lenda  que,  havia  no  meio  deles,  um  índio  muito  forte,  responsável  por grande parte da pesca e da caça, para alimentação da tribo chamado Guapo, e, que devido a força e agilidade,  singrava  o  rio  Ivaí  numa  pequena    canoa,  transportando  índios  e  jesuítas  de  uma margem  a  outra  e  que,  era  comum  ouvirem  esta  imprecação:  Guapo…  rema,  Guapo…rema, Guapo…rema,  pois  o  índio  inspirava  confiança  e  segurança  aos  passageiros  daí,  dizem  os antepassados, se originou o nome Guaporema.

Outra  versão  histórica  é  que  foram  os  primeiros  colonos,  gaúchos  oriundo  de  uma  cidade chamada Guaporé/RS de onde criaram o nome Guaporema. O certo é que para cá vieram e ainda vivem,  além  de  gaúchos,  muitos  paulistas,  capixabas,  baianos,  pernambucanos,  paraibanos, catarinense e paranaense de outras regiões do estado, que com seu trabalho, suas experiências, estão  fazendo de Guaporema uma grande cidade.

Quando da sua fundação o povoado de Guaporema pertencia ao território do município de Peabirú, sendo colonizado pela companhia colonizadora São José, de Scrivant Lemos e Cia.

Vieram  para  cá  os  primeiros  moradores  entre  1950  a  1952,  sendo  os  principais  deles: Vicente  Tonom,  Ricardo  Pierdoná,  Arno  Fleck,  Santo Catani,  Mário  Caetano  Forlim,  Edmundo Radomski,  André  Stelmacke,  Guerino  Primo  Ciarini,  Albino  Zanelatto,  João  Baseijo,  Avatar Parreira de Atayde, Sebastião Campos Lima e outros. 

A  solenidade  de  fundação  do  pequeno  povoado  se  deu  a  30  de  abril  de  1952,  quando  foi celebrada a primeira missa, pelo padre Ulrico, de Graciosa , município de Paranavaí na época.Gentílico: guaporemense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Guaporema (ex-povoado), pela lei municipal s/nº de 18-10-1955, subordinado ao município de Rondon.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Guaporema, figura no município de Rondon e Cidade Gaúcha.

Elevado à categoria de município com a denominação de Guaporema, pela lei estadual nº 4338, de 25-01-1961, desmembrado dos municípios de Rondon e Cidade Gaúcha. Sede no antigo distrito de Guaporema. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-11-1961. 

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.