Atração em Antonio Olinto: igreja no mais puro estilo bizantino

Atração em Antonio Olinto: igreja no mais puro estilo bizantino
No dia 15 de maio vai haver ali a Festa em Louvores. Às 9 hs acontec… Ver mais

Tombada como patrimônio histórico do Paraná em 1953, a Igreja Senhora da Imaculada Conceição, do mais puro estilo bizantino, é uma grande atração de Antonio Olinto, onde boa parte da população é de origem ucraiana – e sofre com as agruras da guerra dos seus concidadãos. A igreja foi construída com projeto vindo da cidade de Jovkwa, na Ucrânia.

No dia 15 de maio vai haver ali a Festa em Louvores. Às 9 hs acontecerá o encontro dos cavaleiros na praça central da cidade, que cavalgarão até o Santuário. Será celebrada Missa, depois teremos almoço festivo com comidas típicas ucranianas, churrasco de gado e porco, costela e leitão a fogo de chão. Por fim, durante a tarde, haverá prêmios, jogo da argola e uma tarde dançante (animada pelo grupo Manotaço).

Conforme texto da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, “um dos aspectos mais marcantes da história religiosa e cultural de Antonio Olinto é o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na verdade, um mosaico de aproximadamente 1,20 m. de altura por 0,80 de largura, confeccionado com pedras corais, diamantes, pérolas e esmeraldas, com detalhes em ouro, doados pelos fiéis entre 1913 e 1923, a pedido do Pe. João Mychalczuk. Em 1923, a obra foi confiada às Irmãs Vanda e Lídia da Congregação da Sagrada Família em Curitiba, concluída em 1931 e exposta para a veneração dos fiéis em 1º de maio de 1933. Devido à sua beleza artística, este quadro foi venerado pelos imigrantes ucranianos e seus descendentes com o sugestivo título de Nossa Senhora dos Corais.

Após o furto da imagem, ocorrido na madrugada do dia 23 para 24 e recuperada pela polícia de Curitiba, em Matinhos, no dia 27 de julho de 1995, foi realizada uma grande festa aclamatória na volta da Santa, no dia 02 de agosto. A multidão presente se aglomerava aos gritos de viva e cânticos sacros.

Após ter sido concluída a restauração, no dia 1º de outubro, e depois de uma longa peregrinação pelas igrejas ucranianas do Paraná e Santa Catarina, a imagem foi finalmente reintroduzida com grande pompa na igreja de origem – Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

A fim de assegurar maior segurança na proteção do ícone, foi construído, em 97, um oratório atrás do altar principal. A Santa tem um valor incalculável, não tanto pelo valor material, mas pelo valor histórico, simbólico e religioso do povo local e da etnia ucraniana, expressando sua união, fé e devoção”.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.