Bosque Zaninelli, 30 anos de atração em Curitiba

Bosque Zaninelli, 30 anos de atração em Curitiba
Foto – DIVULGAÇÃO

(da Redação)

Criado em 1992, o Bosque Zaninelli é uma das grandes atrações de Curitiba (integra a rota da Linha Turismo). Com área de 37 mil m2, no Pilarzinho (rua Victor Benato), foi inaugurado na terceira gestão do prefeito Jaime Lerner em 1992. A inauguração atraiu a presença do renomado oceanógrafo francês Jacques-Ives Cousteou, por causa da inauguração da Universidade Livre do Meio Ambiente – Unilivre (hoje substituída pela Escola Municipal de Sustentabilidade, uma Oscip).

O projeto utiliza-se de uma antiga pedreira, da qual restaram um paredão de granito e um lago no meio da mata. Executado com materiais rústicos, representa os 4 elementos da natureza: terra, fogo, água e ar.

A entrada é uma atração à parte: uma passarela de madeira recoberta por um túnel vegetal que desemboca frente à pedreira, cercada de mata nativa; ao espelho d´água do lago com aproximadamente 120 metros de extensão, o auditório ao ar livre e o mirante.

Equipamentos: Portal, guarita, passarela, túnel vegetal, bosque, lago, auditório ao ar livre, mirante, Escola de Sustentabilidade, sanitários e estacionamento.

Fauna: Preá, coruja, gambá, cobra d´água, marreco, cisne, sabiá, coleirinha, joão-de-barro.

Flora: Cafezeiro-do-mato, canela, pitangueiras e remanescentes de Floresta com Araucária.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.