“Bourbon Experience”, para ativar o turismo no Norte Pioneiro

“Bourbon Experience”, para ativar o turismo no Norte Pioneiro
Foto: visita de guias turísticos a Cambará (PMC)

(da Redação, com informes da Prefeitura de Cambará, secretaria de Indústria, Comércio, Agronegócio, Turismo e Inovação)

Dentro da proposta de estimular o turismo nas cidades da região através do programa “Bourbon Experience”, Cambará recebeu um grupo de guias turísticos de várias localidades brasileiras. A secretária Angélica Cristina Cordeiro Moreira participou das visitas em Cambará, Andirá, Bandeirantes e Jacarezinho. O grupo esteve hospedado no Hotel Bourbon Cambará, empreendimento que o fundador da Rede Bourbon de Hotéis, Alceu Vezozzo, fez questão de realizar em sua cidade-natal – e que é um dos melhores hotéis do interior paranaense.

O grupo iniciou as visitas no dia 02 de setembro com um jantar no local. No sábado, os agentes estiveram em Andirá, Bandeirantes e Jacarezinho, conhecendo a Rota do Rosário, a Vinícola La Dorni e Santuário São Miguel Arcanjo em Bandeirantes, almoço no Restaurante Dona Ailza em Andirá, Santuário da Mãe Rainha e Cervejaria Brewger no município de Jacarezinho e jantar na Pizzaria da Fazenda Santa Amália em Cambará, da família Papa.

No dia 04 de setembro as visitas foram realizadas em Cambará. Fizeram parte do roteiro turístico cambaraense, uma visita técnica ao Instituto Bourbon de Responsabilidade Social – Capela Santa Terezinha e Escola Técnica Prof. Milton Ragalzi Faria Ribeiro, Parque Alambari 1, Igreja São Benedito, Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, e a visitação final ocorreu ao Monumento do Cristo.

O servidor da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente Lucas Fernandes, integrante do Conselho Municipal da Cultura participou das visitas em Cambará. O secretário de Turismo de Andirá também fez parte do roteiro de visitas.

Instituto Bourbon

Em 2002, por iniciativa de Alceu Ântimo Vezozzo, foi fundada a Vila Rotary, com o apoio da Prefeitura. Foram construídas e doadas 80 casas populares, como uma proposta de resgate social para famílias de baixa renda.

Comprometido com as ações sociais de sua cidade natal, Vezozzo ainda investiu na educação, com inauguração da escola Caetano Vezozzo, que recebeu nome de seu pai e depois foi incrementada com ampliação dos espaços (auditório, biblioteca e sala de informática).

A Rede Bourbon criou o Instituto Bourbon, para trabalhos de responsabilidade social com a comunidade carente. Também foi inaugurada pela entidade, a Escola de Ensino profissionalizante Milton de Faria Ribeiro, com apoio da prefeitura de Cambará, Rotary Club Internacional e de Cambará, Governo do Estado e treinamento profissional pelo Senai, Sesc, Sesi, Senar, Sescoop, Senac e Sest.

Junto a isso, também foi desenvolvido o complexo escolar, que conta com praça, biblioteca digital, ginásio poliesportivo e três instituições: a Escola Municipal Caetano Vezozzo e o Colégio Estadual Angelina Ricci Vezozzo, que oferecem uma estrutura completa para seus alunos, além da Escola Profissionalizante Professor Milton de Faria Ribeiro, que possui 1600m² e atende mais de 900 alunos, entre jovens e adultos.

São mais de 20 cursos nas áreas de beleza, saúde, gastronomia, informática, entre outros. Sendo que, 40% dos alunos certificados já estão atuando no mercado de trabalho.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.