Câmara apoia tornar Gibiteca de Curitiba patrimônio cultural do município

(CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA)

Indicação de ato administrativo ou de gestão aprovada pelo plenário será enviada à prefeitura como sugestão

Nesta quarta-feira (25), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba aprovaram, em votação simbólica, sete indicações de ato administrativo ao Executivo. A mais debatida foi a sugestão para a prefeitura declarar a Gibiteca de Curitiba como um Patrimônio Cultural do Município (203.00431.2021), apresentada pelo vereador Serginho do Posto (DEM). “A Gibiteca é referência na história dos quadrinhos brasileiros e é base para uma geração de cartunistas reconhecidos nacional e internacionalmente”, justificou o vereador.

“Eu quero parabenizar pela iniciativa e me somar à proposição”, concordou Nori Seto (PP), autor de voto de congratulações à Gibiteca(077.00173.2021). “É a primeira gibiteca pública do mundo, que além dos milhares de títulos preservados, atua no incentivo à leitura, na formação de profissionais, realização de exposições e suporte a novas publicações”, continuou, destacando que, em 2022, a Gibiteca completa 40 anos de existência.

 “Estamos encaminhando ao Executivo essa iniciativa”, explicou Serginho do Posto, “porque [a Declaração de Patrimônio Cultural de Curitiba] tem que ser por ato administrativo do Executivo”. Ambos os parlamentares elogiaram a gestão do espaço, agora coordenado por Fúlvio Pacheco. A Gibiteca de Curitiba, com mais de 30 mil títulos em seu acervo, hoje está localizada dentro do Solar do Barão, compartilhando o prédio com o Museu da Gravura e o Museu da Fotografia.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.