Campina Grande do Sul, que foi emancipado duas vezes

Campina Grande do Sul, que foi emancipado duas vezes
Resultado: praia alargada para 70 metros

Em 26 de novembro de 1883, pela Lei Provincial 762, foi criado o município de Campina Grande (ainda não aparecia o “do Sul”), com instalação no dia 22 de março do ano seguinte.

Em 1939, por Decreto Estadual, sancionado por Interventor Manuel Ribas, foi extinto o município de Campina Grande, tornando-se simples distrito, com território jurisdicionado ao município de Piraquara. Nesta época sua denominação foi alterada para Timbu. Através da lei nº 790, de 14 de novembro de 1951, foram restaurados os direitos políticos, tornando-se município emancipado, sendo que sua instalação deu-se em 14 de novembro de 1952, porém com denominação alterada para Timbu. Somente em 7 de fevereiro de 1956, por força da Lei Estadual nº 2.593,é que a denominação foi restaurada, voltando a ser Campina Grande, acrescida de “do Sul”.

Agora, município importante, progressista, com cerca de 50 mil habitantes, Campina Grande do Sul está comemorando 68 anos – data oficial: 14 de novembro. A festa comemorativa começa no dia 7 com sessão solene na Câmara Municipal. No domingo, dia 10, teremos baile, shows musicais, apresentação gospel, brincadeiras para as crianças, inauguração, futebol e missa.  O baile é uma realização da Associação dos Servidores de Campina Grande do Sul com apoio da Municipalidade. Será no Centro de Eventos Anibal Khoury. No dia 9, inauguração da Praça da Bíblia.

História

A primeira povoação do município remonta ao ano de 1666, fazendo parte do Arraial Queimado (hoje Bocaiuva do Sul). Sua origem é discutida, presumindo-se que tenha sido um arraial de mineradores, visto que seu território foi movimentado bem antes das bandeiras exploradoras. De forma lenta e gradual, bem própria dos padrões da época, Campina Grande foi crescendo.

Pela Lei nº 360, de 18 de abril de 1873, foi criada a Freguesia de Campina Grande, sob a invocação de São João Batista.

Parque industrial

Município localizado às margens da BR-116, na saída para São Paulo, perto do Porto de Paranaguá e do Aeroporto Afonso Pena, Campina Grande do Sul reúne todas as condições para tornar-se importante pólo industrial. E isso já é uma realidade. Estão ali grandes empresas,  que produzem uma diversidade de produtos: tintas, embalagens plásticas, brinquedos, peças para empresas ferroviárias, pigmentos, mesas e cadeiras plásticas, embalagens de lata, produtos químicos, madeiras, portas, metalurgias, cosméticos, eps, plásticos rotomoldados, aquecedores, chocolates, vinhos, carenagens, etc.

Pontos Turísticos

Parque Ari Coutinho Bandeira

Aliando a beleza paisagística de seu entorno às margens ocupadas por casas de veraneio, o Parque Ari Coutinho Bandeira abriga a única represa da região. O local, que é muito frequentado por turistas para a prática de pesca e passeios náuticos, situa-se às margens da represa Capivari Cachoeira e é aberto para visitação. Ali nas proximidades está um famoso resort, o Plaza Ecoresort Capivari, com muitas atrações.

Cachoeiras e rios

Comprometida com a preservação ambiental, Campina Grande do Sul possuí dezenas de rios e cachoeiras que abastecem as três bacias hidrográficas: a do Rio Iguaçu, a do Ribeira e a do Atlântico ou Litoral. Os rios Timbu, Canguiri e Capivari são os principais cursos de água do município.

Praça Bento Munhoz da Rocha Neto

Localizada na Sede de Campina Grande do Sul, a praça recebe o nome do governador do Paraná, de 1951 a 1955, Bento Munhoz da Rocha Neto, que sancionou a lei de emancipação do município. Estão localizados ao seu redor, a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereados, a Escola José Eurípedes Gonçalves e a Igreja Matriz São João Batista.

Arena de Eventos

O Parque de Eventos de Campina Grande do Sul é conhecido como a maior arena coberta da América Latina. Um dos espaços mais tradicionais da cidade para a realização de festas, o local conta com três pavimentos, 11 mil m² de área construída, palco de 860 m² e capacidade para 15 mil pessoas sentadas ou até 30 mil em pé.

Pico Paraná

Um dos cartões-postais do município, o Pico Paraná é a montanha mais alta do Paraná e da região Sul do Brasil. Com 1.877 metros de altitude, a vista de seu topo alcança as baías de Paranaguá e Antonina, além da cidade de Curitiba e da Mata Atlântica, localizada ao redor do litoral paranaense.

Caqui, vinho

Destaque-se que Campina Grande do Sul é grande produtor de caqui. É famosa a variedade Kakimel, muito doce e suculenta. Na saída para São Paulo, está a Vinícola Familia Fardo, que produz diversos tipos de vinhos e espumantes que vão tendo a cada ano mais apreciadores.

Produção

O Ipardes informa que o município planta milho em 800 hectares, caqui em 50, tendo criações de aves, bovinos, eqüinos e ovinos.

Prefeito, vereadores

O prefeito atual é Bihl Elerian Zanetti, o vice é Nilson de Jesus Pires Falavinha. São vereadores: Eugênio José Zanona, Prof. Felipe Veiga, Venício Ferreira, Amarildo Bandeira, Adilson de Andrade, Ana Carolina Mascarenhas, Anderson Cardoso, Cilon Junior, Cleverson Dalprá, Geraldo de Souza e Lucas Sehnem.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.