Campo do Tenente, com mosteiro e cooperativa, chega aos 58 anos

Campo do Tenente, com mosteiro e cooperativa, chega aos 58 anos
Foto – DIVULGAÇÃO

Um dos municípios mais tradicionais e ordeiros do Paraná é, sem dúvida, Campo do Tenente. Faltou falar também do espírito laborioso do seu povo. Pois o município comemora 58 anos de emancipação no dia 29 de outubro. Sua história, porém, remonta ao tempo do tropeirismo, pois a localidade era passagem obrigatória das tropas que vinham do Rio Grande do Sul para São Paulo. O município foi criado pela lei estadual 4.338, de 25 de janeiro de 1961, desmembrado de Rio Negro. A instalação foi no dia 29 de outubro do mesmo ano.

A cidade, hoje, oferece muitos atrativos, a começar pelas belas paisagens rurais, pelos casarões do início do século XIX, os locais para pescarias, ponte férrea no caminho para a Lapa, a nova Casa Cultural Dom Polski (Braspol).  O destaque maior, porém, fica por conta do Mosteiro (Abadia) Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo. Local excepcional para momentos de reflexão e busca interior. É o único templo brasileiro da Ordem Cisterciense da Estrita Observância (Monges Trapistas). Na estrada velha para a Lapa, a 7 km do centro urbano, a área é cercada de mata nativa. O edifício, em estilo moderno, é dotado de hospedaria e procurado para retiros espirituais. Os monges vivem ali do seu trabalho e fazem um bolo, com receita muito antiga, que faz sucesso e pode ser encontrado em supermercados.

Produção

Conforme dados do Ipardes, Campo do Tenente produz soja em 9.570 hectares, feijão em 1450, fumo em 531, milho em 400, trigo em 600, batata inglesa em 170, maçã em 125 e tem importantes criações de frangos, bovinos, suínos e ovinos.

O município é sede da Cooperante – Cooperativa Agrícola Campo do Tenente – , fundada no dia 6 de outubro de 1998.

Asfalto no Lageado

A Prefeitura está realizando uma obra há muito tempo aguardada pelos moradores da localidade do Lageado, que é o asfalto da rua Augustinho Tiburski.  Os trabalhos estão sendo custeados com recursos próprios do município, obtidos por meio de financiamento com a Caixa Econômica Federal. As obras estão sob responsabilidade da empresa Paviplan Pavimentação Ltda, contando com investimentos na ordem de R$ 2,6 milhões, contemplando a extensão de 3,9 quilômetros, no trecho que liga a BR 116 até a Escola Municipal Alexandra Peichó.

Novo hotel

Desde o começo do ano Campo do Tenente conta com um novo e moderno hotel. Trata-se do Hotel Dona Elena, empreendimento da família Marchese localizado na entrada da cidade. Possui 24 quartos, todos com TV, ventilador e wi fi. Há opções para quartos duplos, casal e triplo. Garante-se um bom café da manhã e estacionamento fechado. Existe local para eventos para até cem pessoas.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.