Campo Largo comemora 130 anos de emancipação

Campo Largo comemora 130 anos de emancipação no dia 11 de fevereiro. Foi criado pela lei nº 219 de 2 de abril de 1870, e instalado em 23 de fevereiro de 1871, desmembrado de Curitiba.

 A Prefeitura,  por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), convida a comunidade a participar da corrida, caminhada e passeio ciclístico. As três atividades ocorrerão no período da manhã, têm saída do Parque Cachoeira e não precisam de inscrição prévia. A programação inclui ainda recreação para crianças (das 9h às 11h) e sorteio de brindes.

Conforme informações da SMEL, a corrida terá distância de 7km e 10 km e saída às 7h3o do Parque Cachoeira. A caminhada terá percurso de 4km e saída Às 8h30. Também às 8h30 ocorrerá a saída do passeio ciclístico, com percurso de 10km.

Com população passando dos 150 mil habitantes, Campo Largo é conhecido como “Capital da Louça” devida à expressiva produção e exportação desse material. A fundação da cidade ocorreu em 1870. Tem um dos mais expressivos parques industriais do Paraná, sediando muitas empresas de diversos ramos de atividade, destacando-se a Sig Combibloc, Catterpillar, Grifols, Vinho Campo Largo (Zanlorenzi), Romanus Alimentos, Móveis Campo Largo, Stival Alimentos, Enerbras Materiais Elétricos, Papelão Horlle, Incepa, Porcelana Schmidt, Germer. O município sedia, também, uma das fontes de água mineral mais conhecidas do País, a Ouro Fino.

Conforme o Ipardes, o município, com área territorial de 1.240 km2, produz batata inglesa em 1.300 hectares, cebola em 1.050, feijão em 4.600, milho em 6.100, soja em 8.000, além de trigo, mandioca, cevada, maçã, uva, pêssego e outros produtos. As maiores criações são de galináceos, bovinos e ovinos. São grandes as produções de leite, mel de abelha e ovos de galinha.

História

O ciclo do ouro no Paraná em meados do século XVI foi o principal fator de formação de Campo Largo, acompanhado pelo desenvolvimento da pecuária e também dos pontos de pouso para os tropeiros que seguiam para São Paulo.

 A origem de Campo Largo é antiga, em 1819, o capitão Antônio da Costa, doou parte de sua propriedade, permitindo que naquela região se instalassem quem bem entendesse, desde que cuidasse dessas terras.

Sua colonização foi fortemente influenciada pelos poloneses e italianos, além de alemães e portugueses, entre as principais correntes.

Atrativos

O turismo rural é forte em Campo Largo, devido às belas paisagens e às propriedades que comercializam produtos coloniais (queijos, salames, doces, compotas, geléias, conservas).

Outro grande atrativo são as empresas que produzem e comercializam louças, cerâmicas  e porcelanas. A cidade é conhecida como “Capital das Louças, Porcelanas e Cerâmicas”.

Parque Ecológico Ouro Fino

Com cerca de 600 mil m², o Parque Ecológico Ouro Fino abriga uma área de preservação ambiental, fundamental para garantir a qualidade das suas fontes. No parque, vivem diversas espécies raras de fauna e flora e ainda há um criadouro de animais selvagens registrados no IBAMA.

 Parque Newton Puppi

O Parque Cambuí localiza-se em um das áreas mais antigas da ocupação histórica de Campo Largo. Lá, foram construídos os primeiros engenhos hidráulicos para beneficiamento de erva-mate, que utilizavam a energia das águas do Rio Castelhano, hoje chamado Parque Cambuí – Newton Puppi. Em 2006, a área do parque foi revitalizada e hoje possui trilhas, quadras poliesportivas e de tênis e academia ao ar livre.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.