Drones estão sendo usados para o cultivo da banana em Guaratuba

Drones estão sendo usados para o cultivo da banana em Guaratuba
FOTO – DIVULGAÇÃO (PMG)

(PREFEITURA DE GUARATUBA)

Guaratuba é a maior produtora de bananas do estado do Paraná. A bananicultura é uma das principais atividades econômicas do município, produzindo 58,5 mil toneladas da fruta em 2022, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral). Os dados de 2023 serão divulgados pelo Deral em junho/24.

A tecnologia do uso de drones na bananicultura é aliada dos bananicultores de Guaratuba desde 2020, sendo utilizada nas pulverizações de defensivos na região do Cubatão. Os primeiros drones eram pequenos e a capacidade de aplicação bastante limitada. Atualmente, os drones comercializados têm uma capacidade de pulverização muito parecida com a do avião. Outra vantagem, é que ao voar mais baixo que o avião, o risco de deriva (deslocamento horizontal que sofrem as gotas desde o seu ponto de lançamento até atingirem o seu destino) acaba sendo menor, um controle mais preciso sobre a aplicação.

Segundo a produtora rural Elaine Stolf, é um equipamento que permite que todo o tratamento foliar seja feito com mais precisão e com uma quantidade menor de produto do que é usada pelo trator, por exemplo. Além da economia, a tecnologia se destaca também por diminuir a quantidade de produto em suspensão no ar, atingindo o alvo com mais precisão.

“Você tem a calda caindo sobre a cultura de uma maneira melhor, impedindo que essa névoa de agrotóxico acabe chegando em córregos, em casas, em estradas, desde que seja aplicado conforme manda a legislação”, ressalta Stolf.

Técnicos da Adapar ministram cursos sobre a utilização dos drones, trazendo mais informações e esclarecendo dúvidas sobre as normas vigentes, sobre os cadastros que devem ser efetivados na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no Ministério da Agricultura, no Ibama, na Adapar e na Anatel. Também orienta os bananicultores sobre os cursos que precisam ser realizados, por proprietários dos equipamentos e pilotos, sobre a habilitação e sobre os relatórios que precisam ser elaborados. A Adapar faz a fiscalização acerca do uso de agrotóxico, do uso do equipamento, coletando as informações de voo e, inclusive, realiza autuação do produtor em caso de mau uso da tecnologia.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.