Capital da uva Niágara comemora 30 anos

Capital da uva Niágara comemora 30 anos

Rosário do Ivaí, a capital da uva Niágara, centro do Vale da Aventura, terra do sorvete de mandioca, está comemorando 30 anos de emancipação no dia 30 de outubro. Conforme a Prefeitura, “a região de Rosário do Ivaí recebeu os primeiros habitantes entre a década de 1920 e 1940 quando moradores provenientes das regiões de Reserva, Cândido Abreu e outras se fixam nessas terras. Apresentavam-se dispersos ou em pequenas aglomerações de casas como nos casos de Formiga (hoje Boa Vista da Santa Cruz), Pinhal Grande e Vargem Grande que foram recentemente desmembrados de Rosário do Ivaí. Juntamente com a caça e pesca, esses habitantes praticavam a agricultura de subsistência. A única atividade lucrativa consistia em vender os porcos que eram criados em mangueirões pelos chamados ″safristas″ que tocavam as varas até as Formigas, Vargem Grande, Rio Branco ou Faxinal. De lá eram levadas para a comercialização na cidade de Ponta Grossa/PR. Na década de 1960 já se viam lavradores produzindo arroz, feijão e milho cujas produções eram levadas até Apucarana por caminhão em estrada de terra de forma precária. Na metade da década de 1960 viam-se casebres de madeira e palmiteiros como o hotel de Sr. Romão esboçando uma pequena vila. Formavam-se ruas por onde passavam as pessoas fazenda compras e cavaleiros buscando e levando mantimentos”.

Distrito criado com a denominação de Rosário, pela lei estadual nº 7106, de 17-11-1979, com terras desmembradas do distrito de Rio Branco, subordinado ao município Grandes Rios. Elevado à categoria de município com a denominação de Rosário, pela lei estadual nº 8399, de 30-10-1986, desmembrado do município de Grandes Rios. Sede no antigo distrito de Rosário. Constituído do distrito sede. Instalado 01-01-1989.Pela lei estadual nº 8542, de 06-06-1987, o município de Rosário tomou a denominação de Rosário do Ivaí. Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Asfalto a Imbaú

Técnicos do Instituto de Terras, Cartografia e Geografia (ITCG) estiveram juntamente com o Prefeito Ilton Shiguemi Kuroda, percorrendo o interior do município de Rosário do Ivaí, mapeando, através de equipamentos criptografados para leitura via GPS, toda a região. O intuito deste trabalho é tornar os distritos de Vila União, Campineiro do Sul e Boa Vista da Santa Cruz, reconhecidos oficialmente na esferas estadual e federal. Apesar de existirem muito antes da sede, os mesmos nunca tiveram este registro oficial, o que dificultava para a aquisição de recursos específicos para atender cada localidade.

Os técnicos também  estão medindo, mapeando e registrando via GPS o trecho da PR-082 que liga Rosário do Ivaí a Imbaú. São 78 km, que ligam uma cidade a outra e, com isso, essas informações serão repassadas ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para  ter inicio ao projeto de pavimentação deste trecho já solicitado pelo Prefeito Ilton Shiguemi Kuroda ao Governador Ratinho Junior. A ordem de serviço já está sendo estudada pelo Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que deseja assim como o Prefeito Kuroda a realização dessa obra.O projeto de pavimentação terá 68 km, ligará Rosário do Ivaí até a PR-160 no distrito de José Lacerda, os outros 10 km estão inclusos no projeto de pavimentação de Imbaú a Reserva.

“A pavimentação desta rodovia trará o desenvolvimento de nosso município, valorizará nossos distritos, Rosário do Ivaí deixará de ser fim de linha. Iremos integrar todo o centro do Paraná, interligando quem irá do interior para a capital e vice-versa” – destaca Kuroda.

Atrações

São muitas as atrações de Rosário do Ivaí. A começar pela grande produção de uva Niágara, fazendo da cidade a “capital” desse doce produto. Produção de leite, soja, milho e flores também ajudam a economia do município.

Morros, serras e outras formações rochosas, é referência para a prática de turismo de aventura, principalmente quando o assunto é voo de parapente, mas também ciclismo, motociclismo, asa delta, rapel em cachoeiras, esportes náuticos. Está ali a Rota de Cicloturismo do Vale da Aventura.

A fé e a religiosidade podem ser praticadas na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Duas festas marcam o calendário local e atraem visitantes a Rosário do Ivaí: a mais tradicional é da Uva, realizada sempre em dezembro. No dia 7 de outubro é a vez de homenagear a Padroeira Nossa do Rosário.

O Morro do Clarindo é cartão postal da cidade. Localizado na PR-082, do alto de seus mil metros de altura, dá para se ter uma visão panorâmica da cidade e região. Já o Morro dos Porongos forma uma rampa natural muito procurada para a prática de parapente.

Citam-se ainda a Ponte Molhada que, construída sobre o rio do Peixe, tem uma praia artificial ideal para passeios de Jet ski.

E a gruta 800 tem um cenário singular, uma combinação entre os detalhes das formações rochosas e as formas das imagens sacras.

Além das uvas, Rosário do Ivaí está ficando famosa por um produto feito na propriedade do casal Antonio (Luciana de Fátima) Mlicka: o sorvete de mandioca, sem açúcar e gordura, que tem feito sucesso em feiras agropecuárias, como Expolondrina e Expoingá.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.