Casarão Histórico do Parque Newton Puppi pronto para receber os visitantes após a pandemia

Por: Ana Baena  (Prefeitura de Campo Largo)

Inaugurada a restauração do Casarão Histórico do Parque Newton Puppi, os servidores do gabinete do Governo Municipal, o prefeito e o vice-prefeito já estão lá instalados e executando os serviços pertinentes a cada área.

A live de inauguração aconteceu no dia 2 de junho e contou a história do local que já foi sede de uma estação de enologia (em 1949), de uma Associação de Pesquisa e Tratamento do Alcoolismo – o APTA – e também sediou departamentos públicos da Prefeitura de Campo Largo e laboratórios escolares.

A restauração buscou reformar toda a localidade resgatando elementos antigos e nativos como o piso, as colunas, as cores da pintura, as pedras do Rio Cambuí utilizadas na parte externa e demais memórias que vieram a ser renovadas à apreciação e ao resgate histórico do patrimônio público.

O prefeito destaca que a grandeza e a história do Casarão não podiam ficar abandonadas. “O local era palco de vandalismo. Nós conseguimos recursos e fizemos um minucioso projeto para entregar o Casarão à população campo-larguense. O projeto interlaçou a cultura da manutenção dos elementos históricos, da natureza viva ao redor com a comunicação entre a sociedade, a cultura e os serviços públicos que ainda poderão ser oferecidos nele – como exposições culturais, sede de eventos e encontros/reuniões”, disse Puppi.

A arquiteta pública e responsável pelo projeto da reforma, Precielle Brafmam de Souza, explica que o planejamento da reforma do Casarão, da readequação e estruturação dos espaços do parque, foi realizado à construção de um ambiente de lazer, esportes, arte e cultura, focando no resgate histórico do equipamento e idealizado com inspiração em parques de New York, contemplando áreas verdes para lazer e convivência. “Fizemos do espaço um lugar onde as pessoas possam interagir com a natureza, com a arte, cultura e história do município de Campo Largo. Reformamos o Casarão na íntegra e mantivemos a estrutura e cores originais de quando foi construído. Na época, o local serviu para ser um local de estudos e experiências na área da Enologia”, ressalta a arquiteta.

Mais estrutura

Em frente ao Casarão foi construído um “deck social” de uso para reuniões em família, piqueniques, área de convivência, confraternização e descanso. Toda a estruturação de prevenção a incêndios e acidentes diversos está inclusa e fiscalizada no projeto, idealizado em meados de agosto de 2019.

A rotatória existente foi mantida e outra foi construída próxima ao acesso à Casa dos Escoteiros.

O paisagismo do projeto foi realizado em conjunto com a equipe do Departamento de Meio Ambiente e do Horto Municipal, priorizando espécies nativas e a sustentabilidade.

A drenagem do Rio Cambuí, para a readequação de toda a via principal do parque, está em execução para que seja iniciada a pavimentação em paver e a reconstrução da ponte que liga a entrada às outras áreas.

Segurança

A Guarda Municipal foi inclusa no processo da restauração para a intensificação 24 horas de fiscalização e vigilância.

O prefeito ainda complementa que a restauração do Casarão e as obras no Parque Newton Puppi trazem para a cidade a para a população um espaço diferenciado e estruturado para o lazer, para a prática de atividades físicas, para a manutenção da área verde do município, para a disseminação da arte e cultura locais, resgatando a história de Campo Largo, seu passado, e ofertando, para cada cidadão, um equipamento público moderno, adaptado, aberto ao público em geral, que servirá como mais um atrativo turístico da cidade. “Estamos projetando uma Campo Largo para daqui a 50 anos, com foco na qualidade de vida e no desenvolvimento humano de nossas famílias”, diz.

Foram investidos R$ 740 mil para a reforma do Casarão Histórico, recursos oriundos do Programa da Caixa Econômica Federal – FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). A Prefeitura de Campo Largo conseguiu acesso e incentivo da Caixa após regularização das Contas Públicas, de maneira integral, junto ao Tribunal de Contas do Estado/PR.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.