Centro Náutico Marinas ganha mais quiosques, banheiros e churrasqueiras

Atração internacional de Guaíra, o Centro Náutico e Recreativo Marinas foi construído pela Itaipu Binacional, como um “ressarcimento”pela perda das cachoeiras que formavam as Sete Quedas, para o represamento visando a formação do Lago de Itaipu em 1982. Está numa área de 300 mil metros quadrados, oferecendo: 7 pavilhões com 450 m² cada, dispostos em círculos, imitando uma aldeia indígena, todos voltados para um teatro e anfiteatro com capacidade para 5000 pessoas; infra-estrutura completa para a realização de Feiras, Congressos, Exposições, Eventos Culturais e Artísticos; com a possibilidade de utilização simultânea ou individual de cada pavilhão.

A Prefeitura,com recursos próprios e do Ministério do Turismo, está executando obras no local, visando a sua revitalização. Até o mês de Março, deverão ficar prontos mais 7 quiosques e banheiros, além de novas churrasqueiras.

Atração

O Centro Náutico oferece ainda: área livre para a realização de eventos periódicos, como circos e parques, estacionamento para 600 veículos, área de lazer e esporte, composta por camping com banheiros, lavanderia e lanchonete; dispõe de canchas de futebol suiço, cancha de bocha, 3 canchas polivalentes, play-ground e churrasqueira. Lago interno para equipamentos de lazer, com aproximadamente 100m²; atracadouro, marinas e hangar. Dos espaços diponíveis, destaca-se a área ecológica, com bosque natural contornando todo o Centro Náutico, ideal para caminhadas. A antiga locomotiva, utilizada pela Companhia Mate Laranjeira S.A, para o transporte de erva-mate até o Porto Mendes, entre 1909 e 1961, fazendo a ligação entre o alto e o baixo Paraná, no trecho interrompido à navegação pelas Sete Quedas, então existentes; a locomotiva está exposta na entrada do Centro Náutico. Há uma área ecológica, com bosques que contornam todo o centro náutico, ideal para caminhadas.

Localizada próxima ao lago central, está uma cruz de Ipê (Cruzeiro das Américas: com seus mitos e suas lendas, datado em 1556, talvez a marca mais antiga da presença dos espanhóis em terras brasileiras), construída especialmente para a comemoração dos 500 anos do Brasil. Ela está apontando na direção Norte e indica o caminho até a Ciudad Real Del Guahyrá.

Em 1997 foi construído em anexo a Base Náutica para abrigar os Jogos Mundiais da Natureza. O local também já foi palco dos jogos indígenas, que aconteceram em 1999.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.